Professores de Alagoas representam rede estadual em eventos educacionais

Alagoas

11.06.2018

Texto de Manuella Nobre

Os investimentos em práticas pedagógicas inovadoras e o compartilhamento de experiências exitosas têm garantido a colheita de resultados diários aos que integram a rede estadual de ensino em Alagoas. Todos têm a comemorar: Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Gerências Regionais de Educação (Geres), escolas, profissionais, pais e, principalmente, os alunos.

Na última semana, dois professores da rede estadual foram reconhecidos por seus conhecimentos e práticas. Avandilson Lima da Silva, que leciona Sociologia na Escola Estadual Mileno Ferreira, em Santana do Ipanema, foi selecionado para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento, em Brasília. Destinada a docentes dos ensino médio e fundamental de escolas públicas, a iniciativa visa oferecer formação em educação para a democracia.


Ele participou de uma seletiva, depois de formação online com mais 15 profissionais e, destes, garantiu uma das duas vagas destinadas ao Estado. A formação proporciona aprendizagem e socialização de saberes e práticas sobre como fortalecer a escola, como espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos.

“A experiência está sendo enriquecedora para a prática metodológica. Pretendo aplicar os conhecimentos na escola, além de desenvolver e aplicar um projeto que aproxime os alunos da comunidade. Sempre procuro trabalhar conteúdos com o objetivo de construir uma aprendizagem significativa, buscando priorizar a questão da humanização e contribuir para a formação da pessoa humana”, declara Avandilson.

Incentivo à leitura

Já Priscila Ferreira de Castro, professora da Educação Especial na sala de recurso da Escola Estadual Marcelo Rezende, localizada no Sítio São Jorge, em Maceió, teve trabalho aprovado para apresentar no Congresso Internacional de Práticas de Aprendizagens Integradores e Inovadoras (CIPAII), que acontece de 20 a 22 de junho, em Maceió. A apresentação ocorrerá no grupo de trabalho (GT) escolas solidárias, humanizadoras, criativas, inovadoras e transdisciplinares.


Muito feliz com o reconhecimento, a gestora da unidade, Rosana Santos, explica que este trabalho, o projeto “Mala Viajante”, representa toda a escola e é resultado de ação de mais nove professores.

“É muito importante para todos nós, pois envolve todo mundo e é um reconhecimento para toda a escola. No projeto, o aluno leva para casa um livro selecionado pelos professores, depois socializa com a turma e, em seguida, com toda a escola, a partir de contação de história, dança, teatro de sombra, dramatização e outros”, explica a gestora.