Professores de educação física de Rondônia são incentivados a tornar aulas mais atrativas durante congresso

Capacitação

19.09.2017

Promover a formação continuada dos professores da rede estadual por meio de palestras com temas que permitam analisar e redimensionar as ações didático-pedagógicas pertinentes à educação física e ao desporto escolar, bem como, valorizar e reconhecer a atuação de cada profissional nas escolas públicas, no mês em que se comemora o Dia do Professor de Educação Física, em setembro. Esta é a proposta do Congresso Estadual de Educação Física e Esportes Escolares, que o governo de Rondônia realizará, em sua 3ª edição, de 19 a 22, em Porto Velho capital de Rondônia (Polo I); e de 26 a 29, em Cacoal interior de Rondônia (Polo II), sob a coordenação da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Gefece/Seduc), sob o tema Atividade Física, Tecnologia e Saúde: Saberes Docentes e Práticas Educativas no Ambiente Escolar.

A iniciativa atende ao propósito do governador Confúcio Moura de qualificar os profissionais da rede estadual com vistas a tornar mais atrativas as aulas e assim reduzir a evasão escolar. O público alvo inclui também professores que têm vínculo com o estado e algum município. Foram inscritos 399 profissionais, dos quais 188 são do Polo I e 211 do II, que ao final receberão certificados.

Na capital, conforme explicou o professor Raimundo Melo, que integra a comissão organizadora presidida pelo titular da Gefece, Ítalo Aguiar, o evento será aberto às 8h30 da próxima terça-feira (19), no Rondon Palace Hotel, onde será feito o lançamento do Controle Digital de Saúde do Estudante (Codise), seguido das palestras sobre Neurociência Aplicada à Educação Física e ao Desporto Escolar, com o professor ph.D, Vernon Furtado da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Comunicação Oral – Projeto Experiência de Sucesso 2016 sobre Iniciação Científica no Ensino Médio como Estratégia de Conhecer as Possibilidades da Prática da Atividade Física no Município de Ji-Paraná, com o professor Alvanei Gonçalves Vilela, da Coordenadoria Regional de Educação (CRE/Seduc).

O Codise foi criado em 2015 com a proposta de unificar dados dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino, como anamnese (consultas), informações antropométricas, de dobras cutâneas e testes neuromotores, a ser implantado no diário eletrônico pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), visando a elaboração de um diagnóstico geral e estatístico dos indicadores de saúde, crescimento e desenvolvimento dos alunos.

A programação do Congresso seguirá até o dia 22 com cursos sobre funções executivas e aprendizagem hábil motriz, com o professor mestre João Rafael Valentin, da Universidade Federal de Rondônia (Unir); ensino de esportes alternativos na escola – introdução ao badminton, com Marcos Vasconcellos, da Confederação Brasileira e técnico da seleção brasileira desta modalidade, que também ministrará oficinas com atividades práticas no Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra; e iniciação à luta olímpica na escola, com Felipe do Vabo Macedo, da Confederação Brasileira de Wresting e técnico da seleção brasileira desta modalidade, no Ginásio de Esportes Cláudio Coutinho.  Na noite dos dias 20 e 21, das 18h às 21h, haverá o Fórum sobre Educação Física Escolar e seus Níveis de Oferecimento e O Desporto Escolar no Âmbito das Políticas Públicas e da Institucionalização em Rondônia, respectivamente.

Raimundo Melo lembrou que o evento contemplava apenas a educação física, mas a partir deste ano inseriu a área de esportes escolares com vistas a avaliar o desempenho dos alunos e investir nas potencialidades ou descoberta de atletas talentosos nas escolas estaduais para ser projetados em nível estadual e assim seguir carreira nacionalmente ou fora do País.

Em Cacoal, a abertura será no Cacoal Selva Park, às 8h30 do dia 26, seguindo a mesma programação de Porto Velho. A diferença são os cursos de avaliação e diagnóstico dos indicadores de saúde do estudante, com o professor mestre César Ricardo Lamp, da Facimed; noções básicas de primeiros-socorros, com a fisioterapeuta e socorrista Fernanda Letícia Viana Pereira, da Aptus Vita – Clínica de Especialidades. Os Fóruns serão na noite dos 17 e 18.

O polo I abrange Ariquemes, Buritis, Guajará-Mirim, Jaru, Machadinho do Oeste e o distrito de Extrema pertencente a Porto Velho. Já o Polo II, com sede em Cacoal, compreende Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Rolim de Moura, Alta Floresta do Oeste, Ouro Preto do Oeste, São Francisco do Guaporé, Costa Marques e Ji-Paraná, onde foi realizada a edição de 2016.


Texto: Veronilda Lima
Fotos: Esio Mendes e Arquivo Secom