Professores de escola estadual de Comodoro transformam prática docente em literatura

Mato Grosso

17.10.2025

Rui Matos | Seduc-MT

A Escola Estadual de Tempo Integral Mista Cora Coralina, localizada no município de Comodoro, está reafirmando a vocação literária que carrega no nome. Em homenagem à escritora goiana Ana Lins de Guimarães Peixoto Bretas, a eterna Cora Coralina, a escola disponibiliza, há uma semana, de forma gratuita a segunda edição do livro Experenciar, uma coletânea de artigos que traduzem, em 32 capítulos e 669 páginas, as vivências, pesquisas e descobertas pedagógicas do cotidiano escolar.

Escrito exclusivamente por docentes da própria escola, o livro nasceu do desejo de valorizar o trabalho realizado dentro das salas de aula e de promover o letramento científico e acadêmico entre os profissionais da rede pública.

Para a escola, mais do que um registro institucional, Experenciar se tornou uma imersão no universo da educação pública vista por dentro, sob o olhar sensível de quem ensina e também aprende todos os dias.

Entre os temas abordados estão projetos como Literatura, Música e Poesia: Tríade que evoca o lúdico e a humanidade, A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança e O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar e Projeto Horta Escolar: uma prática pedagógica de valorização do protagonismo estudantil no ensino médio integral.

Para a diretora da escola, Marilene Conceição Batista Oliveira, a publicação reforça a ideia de que a sala de aula é, por excelência, um espaço de pesquisa e inovação.

“A pesquisa faz parte do nosso trabalho. A sala de aula é um laboratório, um espaço aberto a muitas possibilidades voltadas para o ensino e aprendizagem”, afirmou.

Ela acrescenta que o livro fortalece os laços entre alunos, professores e direção:

“Acredito que todos vão aplicar parte desse conhecimento em contextos das suas vidas”.

Literatura como prática pedagógica

A professora de Língua Portuguesa Emanuelly Mariana Trindade Guimarães, uma das autoras, explica que esta é a segunda vez que a escola se dedica à produção de uma obra coletiva. “A primeira publicação do Experenciar foi em 2021. Agora, repetimos a iniciativa com ainda mais fôlego e amadurecimento”, destacou.

Já o professor de Matemática, Frederico Trindade Teófilo, descreve a experiência como transformadora. “Foi uma oportunidade de aprender, me expressar e experimentar algo novo. Pude usar a criatividade e imaginar a história”, disse.

A professora de Eletivas, Silvania Dall Alba, também destaca o valor simbólico da obra: “O livro é carregado de sentidos e de valor sentimental. Representa a nossa prática docente”.

Protagonismo estudantil

Entre os relatos, o Projeto Horta Escolar conquistou destaque por unir aprendizado e sustentabilidade. O estudante Giovane Prisco Rodrigues, de 16 anos, conta que participar da iniciativa foi marcante.

“Aprender a lidar com pragas e com o cultivo das hortaliças foi muito gratificante. Foi incrível ver o nosso trabalho fazendo parte do livro”, disse o aluno do 2º ano do ensino médio.

Escrita que inspira outras escolas

“Ao unir teoria, prática e sensibilidade, Experenciar reafirma que cada experiência de ensino carrega o potencial de se tornar conhecimento compartilhado e poesia, também. A escrita é uma forma de eternizar o que a escola vive e acredita”, resume a diretora Marilene Oliveira, lembrando que quem desejar um exemplar da obra é procurar a escola.