Professores de Matemática e Língua Portuguesa são capacitados para o Paebes Tri

Secretaria de Estado da Educação do ES

05.04.2019

Professores de Matemática e Língua Portuguesa estiveram reunidos para uma capacitação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo Trimestral (Paebes Tri). O encontro aconteceu nesta quinta-feira (04), na Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O Paebes é realizado com base no currículo do ensino médio.

O encontro foi conduzido por especialistas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Participaram da abertura do encontro a subsecretária de Planejamento e Avaliação da Sedu, Isaura Nobre, a gerente de Informação e Avaliação Educacional, Denise Pereira, e a subgerente de Avaliação Educacional Renata da Silva Marinho.

O objetivo era discutir os itens de avaliação junto aos professores de modo que eles possam multiplicar aos demais profissionais da área em suas respectivas Superintendências Regionais de Educação (SRE). “O ideal é que vocês sejam os multiplicadores para conduzir o aprendizado de hoje com clareza e estejam aptos a, também, prestar esclarecimentos para os demais colegas”, disse Denise Pereira. Isaura Nobre completou: “A Educação é dinâmica e sempre é preciso aperfeiçoar os conhecimentos, refletir sobre as ações escolares”.

Após o primeiro momento da formação, os professores foram divididos de acordo com as áreas de atuação para uma capacitação específica com representantes do Caed. Na área de Matemática, a oficina foi conduzida pela especialista Gisele Barbosa. Junto ao outro grupo, ministrou a especialista do Caed em Língua Portuguesa, Luciana Netto.
Paebes Tri

O Paebes Tri é uma avaliação e objetiva acompanhar, trimestralmente, o desempenho dos estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regular e das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Médio Inovador, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Texto: Geiza Ardiçon