Professores de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul vencem XVI Prêmio Arte na Escola Cidadã

Parceria

09.09.2015

Professores da Educação Básica de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul venceram a 16ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. Trata-se do único prêmio no Brasil que reconhece, documenta e divulga as melhores práticas pedagógicas no ensino da Arte, e que vem sendo concedido desde 2000.

Dos 667 projetos inscritos nesta edição, desenvolvidos em diversas regiões do país, 147 foram finalistas após avaliação em duas etapas, local e regional, por professores de Arte (em todas as linguagens) de universidades de todo Brasil. O crivo coube a uma comissão nacional, composta por especialistas em Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Cidadania, que elegeu os vencedores (relação abaixo) nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e concedeu cinco menções honrosas.

Os vencedores do Prêmio Arte na Escola Cidadã ganham R$ 10 mil e têm projeção nacional, por meio de documentários que registram seus projetos em vídeo. A escola é contemplada com equipamentos audiovisuais.

Sobre o Instituto Arte na Escola – O Instituto Arte na Escola (www.artenaescola.org.br), que tem a Fundação Iochpe como principal mantenedora, é uma associação social que incentiva e qualifica o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica em todo o Brasil. As ações de formação são oferecidas pelos 47 Polos em universidades e instituições de ensino conveniadas em 22 Estados, formando a Rede Arte na Escola. Outras duas frentes de atuação do Instituto são a oferta de materiais educativos para o professor em sala de aula e o reconhecimento por meio do Prêmio Arte na Escola Cidadã que identifica, valoriza, documenta e divulga, desde 2000, as melhores práticas pedagógicas no ensino da Arte em todo o Brasil.

A importância do ensino da arte – Pesquisas evidenciam que o desenvolvimento de habilidades cognitivas, essenciais para a escrita, ocorre no exercício do desenho. O treinamento para a visualização e a leitura de obras de arte, por sua vez, contribui para a interpretação de textos e a facilidade de leitura. A encenação teatral auxilia na compreensão de histórias, na capacidade de concentração e também na habilidade de trabalhar em equipe. Além desses benefícios, a dança concorre para o aumento da autoconfiança e da persistência. A musicalização impacta positivamente na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que exigem raciocínio lógico e espacial e elevado grau de concentração, como matemática e línguas, pois ela ativa as mesmas regiões do cérebro usadas no aprendizado dessas disciplinas.

Educação Infantil

Profa. Fátima Santana Santos

“Dr. Djalma Ramos e seu amor por Riachão”

CEI Dr. Djalma Ramos

Lauro de Freitas/BA

Ensino Fundamental I

Profa.  Kellly Cristine Sabino

“Stop! Motion Motion Motion”

Escola de Aplicação da USP

São Paulo/SP

Ensino Fundamental II

Profa. Joice Idaiane da Silva Rychcik

“A expressão do Bairro Funil: culturas, emoções e experimentações dentro de um processo artístico”

EMEF Profa. Marieta Melita da Silva

Parobé/RS

Ensino Médio

Prof. Leonardo Stefano Masquio

“Oficina de Criação de Canções”

Instituto Federal Colégio Pedro II – campus Realengo II

Rio de Janeiro/RJ

Ensino Médio

Prof. Danilo Nazareno A. Baraúna

“Construções expressivas: a videoarte paraense transversalizada no Ensino Médio”

Escola de Aplicação da UFPA

Belém/PA

Menções honrosas:

Professora Clarisse Normann

Projeto: Mandalas: A Arte do Encontro, desenvolvido no Ensino Fundamental I, no Colégio João XIII - Porto Alegre/RS

Professor Maicon Moreno da Costa

Projeto: Vivenciando a Pré-História, desenvolvido no Ensino Fundamental II, no SESC Horto - Campo Grande/MS

Professor Everton Machado Paim de Oliveira

Projeto: Lucas Dantas – Um Herói de Búzios, desenvolvido no Ensino Médio no Colégio Estadual Dona Leonor Calmon - Salvador/BA

Professora Poliana Genovali Seleio Lirussi

Projeto: Instalação Arte Egípcia, desenvolvido no Ensino Médio, na EE Benedito Fagundes Marques - Caieiras/SP

Professora Daniela Cesa Fracasso

Projeto: Expressão & Movimento na EJA: Uma Abordagem Transdisciplinar e Cibercultural, desenvolvido na EJA no Colégio de Aplicação da Universidade do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS