Professores do projeto de Robótica participam do evento Nordeste On da empresa Sebrae

Piaui

05.06.2023

A equipe de professores do projeto de Robótica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou do Nordeste On (NEON), organizado pelo Sebrae, que reuniu mais de 4 mil pessoas nos dias 1° e 2 de junho, no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. O evento nacional como objetivo criar conexões e fortalecer o ecossistema de startups gerando discussões sobre desenvolvimento, empreendedorismo, tecnologia e inovação no Nordeste.

Por meio da temática de Educação Empreendedora com Tecnologia de Robótica e Inovação, os professores do projeto de robótica apresentaram os trabalhos desenvolvidos por estudantes, com a participação da Unidade Móvel de Robótica, do Serviço Social da Indústria (SESI). Para Ranildo Lopes, idealizador do projeto de Robótica da Seduc, a participação no evento será importante para replicar os conhecimentos e ideias adquiridos para os estudantes do projeto. “Queremos replicar esse evento em âmbito estadual, trazendo as propostas, ideias e as práticas para o estado do Piauí. Esse evento já é o segundo que nós participamos e é uma oportunidade de trazer essas ideias e inovações para os alunos da Rede Estadual do Piauí", detalha o professor.

Entre os eixos da programação, foram realizadas palestras, mentorias individuais e coletivas, oficinas, painéis, pitches, fireside chat (bate-papo entre convidados e startups online), rodadas de investimentos e exposição de produtos e serviços de startups atendidas pelo Sebrae na região Nordeste (por meio do Startup Nordeste), além de iniciativas de apoio aos negócios inovadores no setor público e iniciativa privada.

Projeto de Robótica

O projeto de Robótica, implantado pela Seduc, oferta oficinas práticas de robótica aos estudantes com o objetivo de desenvolver e expandir o ensino de robótica na Rede Estadual de Ensino do Piauí. Os alunos têm a oportunidade de conhecer novos componentes eletrônicos, novas tecnologias, novas programações e novos instrumentos, dentro da Robótica.

Os cursos possibilitam que os alunos elaborem seus próprios experimentos tecnológicos e, ao final, realizem uma exposição de seus projetos desenvolvidos ao longo das oficinas, para, logo em seguida, receberem o certificado de conclusão de curso, proporcionando uma iniciativa a uma vida profissional na área de tecnologia, que é tão exigida atualmente.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do projeto de Robótica para os estudantes. “Dentre as nossas metas, queremos um estado cada vez mais digital, com o avanço tecnológico cada vez mais acelerado e a robótica é um dos meios para que nossos alunos estejam integrados ao mundo digital e às novas tecnologias”, declarou o gestor.