Professores e mediadores de salas de leitura e bibliotecas participam de oficina sobre Literatura de Cordel

Roraima

20.06.2022

Entre os dias 20 e 24 de junho, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) por meio do Pecali (Programa Estadual Caminhada Literária) irá oferecer uma oficina intitulada “Cordel no Reino de Makunaima” ministrada pelo Cordelista Zezé Maku.

 O público alvo são os professores e mediadores de leitura que atuam nas salas de leitura e bibliotecas das escolas da rede. O evento acontece na Sala do Pecali localizada na antiga Escola Estadual Princesa Isabel -  Avenida Jaime Brasil, nº 527, Centro de Boa Vista.

 A Oficina de Cordel apresenta ao professor mediador de leitura as características dos textos de Cordel além de mostrar que sua estrutura estimula a leitura e a escrita dos alunos.

 “É interesse do Programa que os estudantes tenham contato com a literatura regional. Nesta oficina, os mediadores de leitura terão a oportunidade de receber orientações do próprio autor, Zezé Maku, sobre como trabalhar o Livro ‘O reino de Makunaima’, explicou Valdenice Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Pecali.

 Toda a programação ocorrerá durante às manhãs das 8h às 11h. No último dia (24) todos participarão de um ‘Sarau Literário’.

O programa Caminhada Literária

O Prgrama Estadual Caminhada Literária foi criado em 2008 pela Seed por meio da portaria 2830/18/SEED/GAB/BR com o objetivo de desenvolver estratégias de leitura junto aos professores bem como aprimorar a proficiência entre os alunos.

É de competência do Programa oferecer formação continuada aos professores mediadores de leitura promovendo ações pedagógicas aos profissionais que atuam em salas de leitura e bibliotecas dentro das escolas através de assessoria direta, encontros e oficinas pedagógicas para o letramento literário.

“O programa propõe que os espaços leitores (salas de leitura e bibliotecas) desenvolvam projetos que integrem a literatura e a arte, a literatura e os livros impressos e a literatura com as tecnologias da informação e comunicação”, salientou a coordenadora Valdenice.

Valdenice destacou ainda que por meio do contato com a literatura, o aluno não desperta somente o interesse pela leitura. “Ele consegue também se habilitar em diversos trabalhos de escrita, oratória e desenvolver a noção de pertencimento através dos autores regionais’, pontuou.

Por Layse Menezes

Foto: Ascom/ Seed