Professores que atuam nas escolas do sistema prisional conquistam Prêmio Mestres da Educação 2023

Paraíba

08.01.2024

O corpo docente das escolas estaduais que integram o Sistema Prisional Paraibano – Escolas Graciliano Ramos, Paulo Freire e Ariano Suassuna, está de parabéns. Um total de 18 educadores (professoras e professores) conquistaram o Prêmio Mestres da Educação edição 2023 ao inscreverem na premiação projetos de significativa importância em benefício dos reeducandos.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, parabeniza a todos e todas pela conquista do prêmio ao tempo em que declara: “resultados tão expressivos inspiram os demais educadores a investir em conhecimento profissional e, assim, transmitir aos reeducandos, práticas didáticas e lições que despertam, motivam homens e mulheres em privação de liberdade a focarem na necessidade de adquirir saberes, experiências tão necessárias no convívio social”.

De acordo com o gestor João Alves, os Mestres da Educação são verdadeiros arquitetos do conhecimento, moldando mentes e inspirando gerações. No entanto, sua influência transcende as paredes da sala de aula, atingindo um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao investir na educação, estão, diretamente, contribuindo para a reinserção social, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para se tornarem membros ativos e produtivos da comunidade. Eles são catalisadores de mudanças positivas, quebrando barreiras e construindo pontes para uma sociedade mais justa. Os Mestres da Educação não apenas ensinam; eles inspiram, motivam e capacitam, desempenhando um papel essencial na formação de cidadãos comprometidos com a reinserção social.

O gerente executivo de ressocialização João Rosas comemora: “No cenário educacional, é com grande satisfação que parabenizamos os professores premiados com o título de Mestres da Educação. Este reconhecimento não apenas destaca a excelência pedagógica, mas também ressalta o papel crucial que esses educadores desempenham no fortalecimento das políticas de reinserção social”.

Prêmio Mestres da Educação - No presídio João Bosco Carneiro, de Guarabira, cinco professores conquistaram o Prêmio Mestres da Educação e receberam o 14º salário incluso na premiação: Anielly Sousa, Mônica Felix, Valdecy Bezerra, Olívio Augusto de Almeida e Isineide Lira.

Cadeia de Coremas: Josefa Ivone Machado de Oliveira.

Presidio Manoel Gomes da Silva - Catolé do Rocha: Adriana Maíza de Oliveira e Josete de Sousa Santos - Projeto A leitura e a escrita como instrumento de transformação no meio prisional.

Cadeia de Pombal: Josélia Ferreira – projeto Empreendedorismo Social como Iniciativa para Ressocialização: Relato de Caso do Projeto “O Outro Lado da Moeda. E Yohanne Medeiros.

Presídio Desembargador Sílvio Porto - João Pessoa: Josefa Roselia de Oliveira Barbosa - II segmento: 4º e 5º ano - Projeto: alfabetizar letrando através do livro "A hora da estrela", lendo, recontando e refletindo sobre o ser na sociedade "

Presídio Regional de Sapé – a professora Ana Cláudia da Silva Pereira, com o projeto: Da cela para vida.  "A educação faz o futuro parecer um lugar de esperança e transformação".

Cadeia de Princesa Isabel: Joseeane André de Lima / Projeto: Artesanato: O Futuro Projetado em Suas Mãos.

Cadeia de São João do Cariri – Vanusa Ramos de Sousa - SAÚDE SOCIOEMOCIONAL: Experiências vivenciadas nas práticas pedagógicas no contexto educação em prisões.          

Cadeia de São José de Piranhas – professora Narla Batista Delfino Coelho / Projeto Construindo pontes: educação para a diversidade e a tolerância no cárcere privado. E professor Evandro Cosmo Tomaz de Abreu - CICLOS 3,4,5,6 – Projeto NETFLIXCINEDOC: explorando a ciência do entretenimento audiovisual.

Colônia Penal Agrícola de Sousa – professora Desterro Formiga – projeto Narrações Bíblicas: um diálogo com outros saberes para ressignificar a aprendizagem e a dignidade de alunos privados de liberdade. E Maria Lúcia Casimiro – projeto O lúdico como suporte à aprendizagem de alunos privados de liberdade.