Rio Grande do Norte
08.09.2025De 1º a 5 de setembro, o Centro de Inovação da USP (Inova USP), em São Paulo, foi palco do Encontro Nacional de Educação Steam 2025, que reuniu 200 professores, gestores e coordenadores curriculares da rede pública de todas as regiões do Brasil.
O Rio Grande do Norte esteve representado pelos professores João Crispin, da Escola Estadual em Tempo Integral Hilton Gurgel, e Andressa Jully, coordenadora pedagógica da Coordenadoria de Inovação e Tecnologias Educacionais (COINTE) da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte. Amb os foram selecionados como bolsistas estaduais pela organização do evento e receberam apoio da Educação do RN para participar.
“Essa experiência reforça o compromisso da Educação do RN com a promoção de uma educação inovadora e de qualidade, capacitando nossos talentosos educadores para que continuem transformando o futuro da educação potiguar”, apontou Andressa.
O encontro teve como objetivo fortalecer a educação básica e técnica por meio da abordagem Steam, que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em uma proposta interdisciplinar, estimulando a criatividade, a inovação e o pensamento crítico.
Durante cinco dias, os participantes vivenciaram oficinas práticas, painéis temáticos e palestras com especialistas nacionais e internacionais. Temas como inteligência artificial, Steam & Inglês, cultura maker, arte interativa e espaços escolares inovadores foram debatidos.
Com a participação ativa dos representantes potiguares, o encontro deixou contribuições significativas para o fortalecimento da Rede Steam no estado, ampliando as perspectivas de inovação e integração de saberes na educação pública do RN.