Professores representarão Roraima em audiência pública sobre Plano Nacional de Educação Escolar Indígena

Roraima

22.05.2019

Por: Marília Mesquita

Fotos: Fernando Oliveira

O Governo do Estado de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Estado da Educação e Desporto) está viabilizando a participação de 32 professores de Roraima nos debates sobre o Plano Nacional de Educação Escolar Indígena (PNEEI) que ocorrerá no Estado do Amazonas nesta quinta-feira (23). O embarque de ônibus para Manaus foi realizado na Seed, às 8h30 da manhã de hoje (22).

As discussões do PNEEI serão realizadas durante a audiência pública “Educação Escolar Indígena: Uma Construção Colaborativa para a Valorização da Sociodiversidade Brasileira” no Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, das 9h às 18h na Capital manauara.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, a Seed também irá viabilizar a hospedagem para os docentes e o retorno está previsto para sexta-feira (24).

O objetivo principal da audiência é garantir a participação dos povos e organizações indígenas na elaboração do 1° PNEEI, com a construção do Plano a partir das deliberações da II CONEEI (Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena).

Representando a Seed, a chefe da Divisão de Educação Escolar Indígena (DIEEI) Gleide de Almeida, também participará da audiência. Segundo ela, é importante as lideranças debaterem sobre as políticas públicas as quais serão implementadas na Educação Escolar Indígena por meio do plano.

“O Estado de Roraima estará participando em peso com essa delegação. A Seed está dando suporte para que nós possamos contribuir com essa política nacional para todas as escolas indígenas do país”, ressaltou Gleide.

Para participar da audiência, os professores realizaram um estudo aprofundado do Plano, analisando as propostas e adequando-as de acordo com a realidade vivida dentro das comunidades indígenas.

Participarão do evento cerca de 300 representantes de todos os estados brasileiros que possuem em suas redes, a Educação Escolar Indígena. Além de professores, estudantes, gestores indígenas, organizações indígenas e indigenistas, Sistemas de Ensino Estadual e Municipal.

Também devem participar do evento, representantes de Instituições de Ensino Superior, Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, Funai (Fundação Nacional do Índio) além de Secretarias e Autarquias do MEC (Ministério da Educação).

“A Secretaria de Educação, o Governo do Estado de Roraima não poderiam deixar de apoiar e incentivar a participação de delegados de Roraima nesta audiência pública no Estado do Amazonas, exatamente para que as especificidades dos nossos povos e das nossas etnias sejam garantidas enquanto política pública de Educação Escolar Indígena”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

WEB CONFERÊNCIA- A Audiência Pública em Manaus é a segunda etapa do PNEEI. A primeira ocorreu em abril, com uma Web Conferência coordenada pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do MEC.

Participaram do evento, representantes de vários estados como Ceará, São Paulo, Amazonas e Minas Gerais. De Roraima, participaram a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, Secretário adjunto de Educação Semaias Alexandre, técnicos da DIEI (Divisão de Educação Indígena), gestores escolares indígenas e servidores dos centros regionais.

A Conferência apresentou os sete eixos do PNEEI, quais sejam: “Gestão da Educação Escolar Indígena e Regulamentação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica”, “Territórios Etnoeducacionais”, “Infraestrutura”.

Além de “Práticas pedagógicas e material didático”, “Valorização e formação de professores indígenas”, “Oferta da Educação Escolar Indígena na Educação Básica e no Ensino Superior” e “Sistema de Avaliação da Educação Escolar Indígena”.

O PNEEI vem como apoio para a implementação das deliberações realizadas na II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, realizada em março de 2018.

De acordo com dados do Censo Escolar da Educação Básica, em Roraima existem 260 escolas indígenas e 16.076 alunos matriculados.