Professores seguem Jornada Pedagógica com formação presencial e online

Roraima

30.01.2023

A Jornada Pedagógica 2023, que teve abertura oficial na quinta-feira, 26, segue nesta sexta-feira, 27, e na segunda-feira, 30, com capacitação presencial para os professores que atuam em escolas da capital. Para os professores de instituições do interior do Estado, a qualificação ocorre online.

A Jornada é uma realização do Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), com a parceria do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Assembleia Legislativa de Roraima, Faculdade Cathedral e Rádio Roraima.

A recomposição das aprendizagens, as habilidades socioemocionais, o planejamento articulado com as habilidades e competências e as metodologias ativas estão entre os temas abordados.

As atividades presenciais estão acontecendo nas Escolas Monteiro Lobato e Lobo D’Almada das 8h às 12h e das 14h às 18h e conta com a participação de 560 docentes. A diretora do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), Stela Damas, explicou a dinâmica do encontro pedagógico na capital.

“Durante dois dias de formação específica estamos com duas escolas polos na capital, onde os professores assistem a oficinas atendendo a sua especificidade. Ensino Fundamental e Ensino Médio separados, por temas de acordo com a disciplina”, disse Stela.

No interior, a formação ocorre por meio do canal do Youtube @ceforrroraima222. Na manhã desta sexta-feira, 27, participaram 300 docentes e pela tarde, o encontro contou com 200 professores.

Professores avaliam Jornada Pedagógica como ação positiva

A professora Eloísa France Araújo leciona Geografia para estudantes do Ensino Fundamental na Escola Estadual Dom José Nepote. Para ela, se preparar para o ano letivo que está por vir, é importante para melhorar o ensino aos alunos.

“É muito bom porque mostram como a gente pode abrir nosso pensamento para o novo ano letivo. A troca de experiências com os colegas de sala de aula superou as minhas expectativas”, disse a docente.

Durante a jornada, os professores poderão refletir sobre os planejamentos idealizados antecedendo as práticas pedagógicas que aplicarão aos alunos. Este momento de alinhamento converge na ampliação de conhecimento, principalmente para os recém-chegados ao ensino público estadual, como é o caso do professor de História, José Victor Dornelles Mationi, efetivo há menos de um ano por meio do concurso público de 2021.

“É um momento oportuno para pensar em estratégias envolvendo escola e comunidade e alavancar bons resultados dentro e fora de sala de aula. A gente trabalha o ensino e a aprendizagem pensando em como assimilar esse conteúdo com a realidade de cada aluno”, exemplificou.

Os professores que atuam nas escolas localizadas em comunidades indígenas terão a formação em um outro momento, em uma jornada pedagógica específica.

PRIMEIRO DIA

A solenidade de abertura da Jornada Pedagógica, realizada na quinta-feira, 26, no auditório da Faculdade Cathedral, foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo canal do Legislativo no YouTube. O evento teve inscrição de 2.152 pessoas, sendo 1.566 para acompanhamento do evento no formato online e outros 586 participantes presenciais.

Por: Layse Menezes e Mágida Azulay Khatab

Fontes: ASCOM/SEED