Professores trabalham a arborização escolar em unidade da zona rural de Araguaína

Tocantins

21.10.2021

Pensando em promover a conservação ambiental e o bom ambiente na unidade escolar, alunos e professores da extensão da Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha, localizada na zona rural de Araguaína, realizaram o projeto ‘Meio Ambiente: Arborização – preservação do espaço escolar, e comunidade rural – um bem comum a todos’. As práticas do projeto estão descritas em artigo de mesmo nome, escrito pela professora Rubia Serrão, com a colaboração dos professores Clemilda da Rocha e Valter Santiago.

De acordo com a publicação, o convívio na unidade de ensino levou os autores do projeto a pensar em espaços de lazer para alunos e professores. “Em virtude disto, o Projeto tem como pauta orientar e discutir ações de conceitos sobre aspectos do meio ambiente, atendendo ao interesse coletivo escolar e comunidade”, diz o artigo.

Desta forma, por meio da mobilização dos estudantes do ensino médio, os professores realizaram um levantamento diagnóstico da situação da arborização local, elencando os principais pontos a serem trabalhados, como a arborização rural, queimadas e aspectos socioeconômicos e culturais da população.

A partir desse levantamento, a temática do projeto foi trabalhada junto aos estudantes de maneira interdisciplinar visando à conscientização a respeito da necessidade de ampliar os espaços arborizados, mesmo em uma unidade de ensino localizada na zona rural.

Quem educa, faz!

A publicação do artigo faz parte das ações do selo ‘Quem educa, faz!’, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e que visa à valorização do trabalho dos professores das redes públicas de ensino do Tocantins.

 

Confira no link abaixo a íntegra do artigo
https://www.to.gov.br/seduc/noticias/professores-trabalham-a-arborizacao-escolar-em-unidade-da-zona-rural-de-araguaina/1rpj5cwh4vui

 

Philipe Bastos/Governo do Tocantins