Profissionais da educação do Distrito do Bailique recebem orientação sobre gestão de recursos

Amapá

27.02.2024

Cerca de 25 profissionais da educação de escolas estaduais localizadas no Arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, participaram de uma reunião ampliada sobre as orientações da gestão de recursos administrados promovida pela Secretaria de Estado da Educação.

A atividade organizada pela equipe técnica da Seed faz parte da agenda de ações da Secretaria que iniciou no domingo (25), e seguirá até o dia 1º de março. De acordo com a secretária adjunta de gestão, Francisca Oliveira, o objetivo é promover um diálogo que envolva escuta, orientações sobre a aplicação e gestão de recursos, e novidades a serem implementadas em 2024.
A secretária destacou que uma grande novidade para este ano nas escolas do arquipélago foi a ampliação no valor per capita na merenda escolar, que passou de R$ 0,66 por aluno para R$ 1,35 por aluno, um aumento de 48%.
“A equipe de rede física da Seed passará uma semana no Bailique visitando outras escolas para fazer o planejamento para o segundo semestre. Certamente, até o final de 2024, a realidade das escolas do Bailique será outra”, garantiu a secretária adjunta.

O planejamento da Seed busca revitalizar 8 escolas neste primeiro semestre com serviços de pintura, troca de forro, parte elétrica e troca de louças, além de ampliação de salas de aula.

O diretor da Escola Estadual Rosa Dos Santos Sarges, localizada na Vila Progresso, Marcos Cordeiro, ressaltou a importância da presença de representantes da Secretaria de Educação no arquipélago para ver e ouvir de perto as necessidades da comunidade escolar.

“Não só ouvir as demandas, mas trazer soluções é muito importante para nós, que vivemos aqui nesse arquipélago afastado. Ficamos muito felizes em ter esse olhar da Seed”, disse o gestor.

A diretora da Escola Estadual Maria José Campelo da Silva, da comunidade Limão do Curuá, considerou que a reunião abriu novas possibilidades na gestão escolar e apontou soluções para os problemas enfrentados pela comunidade.

“A Seed está trabalhando para melhorar a educação no Bailique. Percebi que eles têm essa vontade de melhorar o ensino na comunidade. A reunião foi esclarecedora para mim”, considerou a diretora.