Profissionais da Educação do Tocantins compartilham experiências no II Encontro de Altas Habilidades e Superdotação da região Norte

Tocantins

12.08.2021

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

A segunda edição do ‘Encontro de Altas Habilidades e Superdotação da região Norte’, que iniciou na terça-feira, 10, finalizou nesta quinta-feira, 12, com transmissão no perfil no YouTube da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed). O evento teve foco na qualificação e a troca de experiências entre profissionais da educação da Região Norte do Brasil, e demais pessoas interessadas no tema.

Este ano, o encontro debateu a temática “Altas Habilidades/Superdotação: os desafios do Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia”, e é alusivo ao Dia do Superdotado, celebrado em 10 de agosto. 

Representando o Núcleo de Atividades de Altas Habildades/Superdotação do Tocantins (NAAHS/TO), que funciona sob a gerência da Educação Especial nas instalações do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Márcia Dias Costa Nunes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Ana Lúcia Belloni apresentou no primeiro dia como funciona o Núcleo do Tocantins.

“Apesar de fazer parte do organograma do Ministério da Educação como um programa Federal, cada Núcleo é mantido de forma estrutural e com recursos humanos da Secretaria de Educação de cada Estado, desde a sua implantação em 2006. Lá é oferecido apoio às famílias e professores de alunos com indicadores de Altas Habilidades e Superdotação, e que são matriculados para receberem atendimento educacional especializado nas 391 salas de recursos multifuncionais da rede estadual dos 139 municípios. De acordo com o último Censo são 129 alunos registrados que recebem este atendimento nas unidades escolares incluindo rede estadual, municipal e privada”, pontuou.

No âmbito legal, é a resolução nº 028, de 12 de fevereiro de 2016, do Conselho Estadual de Educação do Tocantins que estabelece critérios para identificação, avaliação e reclassificação de estudantes da Educação Básica.

O segundo dia contou com relatos de experiência dos estados. A professora Alcione Silva Queiroz, formada em pedagogia com pós-graduação em Libras, Educação Inclusiva, e especialista em Braille, compartilhou um pouco do trabalho que desenvolve. Ela atua no Colégio Militar do Estado do Tocantins Santa Terezinha, de Miracema do Tocantins.  

“Os dias de encontro foram muito importantes, pois o trabalho com alunos com Altas Habilidades é desafiador. A Sala de Recursos deve priorizar a suplementação e a complementação quando necessária, e para termos êxito nestas ações, devemos atuar apoiando o aluno e a família nas questões vinculadas ao seu equilíbrio global, cognitivo, acadêmico, emocional e no social. Não importa qual é área que cada aluno se destaca, o que importa é desenvolver formas para motivá-lo a despertar sua criatividade, potencialidades e talentos proporcionando trabalhos de laboratórios, pesquisas na área de seu interesse, desenvolvimento de artes manuais em grupos ou individuais, desde que os benefícios sejam sentidos por todos”, finalizou. 

O evento contou com a participação de diversos especialistas da área, como a Profª Drª Angela Mágda Rodrigues Virgolim, que apresentou o webnar ‘Os Aspectos Socioemocionais do Aluno em Tempos de Pandemia: Estratégias e Orientações’ no último dia do evento. 

As transmissões estão disponíveis no canal no YouTube da Secretaria de Estado da Educação do Amapá