Profissionais da Educação participam de formação sobre prevenção da violência

Espirito Santo

16.01.2023

Os assistentes sociais e psicólogos que fazem parte da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) e os profissionais da Secretaria de Educação de Aracruz estão participando de uma formação que trabalha conceitos, como autocuidado, autoconhecimento, empatia, vulnerabilidade, comunicação não violenta, expressão de sentimentos, entre outros. Intitulada “Introdução à Justiça Restaurativa e Suas Práticas”, a capacitação teve início na segunda-feira (09) e termina no próximo dia 19 de janeiro deste ano. 

A formação, realizada pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Apoie, em parceria com o Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Moral (Gepem), é mais uma ação que visa a dar suporte emocional aos profissionais afetados pelos ataques violentos registrados no dia 25 de novembro de 2022 em escolas localizadas no município de Aracruz.

Os encontros formativos também têm como objetivo apresentar ferramentas que compõem a prática de procedimentos restaurativos para a transformação dos conflitos, por meio de um olhar diferenciado para as relações, os danos, as reparações e responsabilidades.

Prevenção

Além disso, o curso “Introdução à Justiça Restaurativa e Suas Práticas” busca instrumentalizar os profissionais para que ações sejam desenvolvidas nas unidades escolares em prol da prevenção da violência, visualizando os conflitos como uma oportunidade de transformação.

A formação está sendo ministrada pelas profissionais Cléo Garcia e Danilla di Pietro, que integram o Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Moral (Gepem), coordenado pela professora Telma Vinha, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br