Profissionais da educação participam de seminário para debater alfabetização na idade certa

Mato Grosso

19.05.2022

Autoridades, gestores de secretarias estaduais e municipais de educação, diretores de escolas, professores, formadores e pesquisadores de 11 estados brasileiros têm um encontro marcado na terceira edição do Seminário Conectados pela Alfabetização. Com o tema “A Sustentabilidade de Políticas Públicas para Garantir a Alfabetização na Idade Certa”, o evento começou ontem e vai até esta quarta-feira (18.05), de forma online, das 14h às 17h30 (horário de Brasília).

O Seminário é realizado pela Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), aliança formada pela Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann, Instituto Natura, e os parceiros B3 Social e Fundação Vale.

As inscrições são gratuitas e abertas para profissionais da educação dos 11 estados integrantes da PARC (AL, AP, ES, GO, MA, MS, MT, PE, PI, RS e SE), pelo link Conectados pela Alfabetização 2022. A organização do evento informa que já superou a marca de 10.000 inscritos até o momento.

O Seminário Conectados pela Alfabetização trata sobre o cenário da educação neste ano eleitoral, a sustentabilidade de políticas públicas educacionais pós-eleições, a consolidação dos Programas de Alfabetização enquanto políticas de Estado, estratégias para recomposição da aprendizagem, o processo de alteração e implementação do ICMS Educação e mesas com gestores de municípios integrantes da PARC discutindo temas como a equidade de raça e gênero.

“O ano de 2022 é muito importante e decisivo para a consolidação de estratégias que garantam a aprendizagem das crianças no retorno presencial às escolas. Para tal, é preciso que políticas públicas que assegurem essas estratégias sejam fortalecidas. Sendo assim, o Conectados pela Alfabetização tem como objetivo mobilizar e conectar os atores envolvidos na implementação dos Programas nos estados em torno da temática da sustentabilidade de políticas públicas para a garantia da alfabetização na idade certa de todas as crianças”, comenta Veveu Arruda, diretor executivo da Associação Bem Comum.

Texto de Rui Matos