Profissionais da rede estadual são capacitados sobre Novo Ensino Médio

Alagoas

28.05.2021

Com o intuito de aprofundar os conhecimentos dos professores e gestores sobre o novo ensino médio, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) selecionou dez profissionais da rede estadual para participarem, de forma gratuita, do Programa Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Em Alagoas, a turma piloto começou nesta quinta-feira (27). A professora Letícia Souza, da Escola Estadual Joaquim Diegues, em Viçosa, é uma das participantes e conta o que espera da capacitação. “Este tem sido um momento para obter mais conhecimento e, a partir daí, conseguir formular esse novo momento com um pouco mais de tranquilidade e segurança. É uma mudança significativa e vamos precisar de preparação e técnica”, afirmou Letícia.

O novo ensino médio é uma proposta de reformulação da última etapa da Educação Básica apresentada ao Congresso Nacional como Medida Provisória em 2016, e publicada como lei em 2017. A Lei 13.415/2017 propõe uma reforma na organização curricular dessa etapa escolar, considerando a Base Nacional Comum Curricular, e institui maior integração e flexibilidade além da oferta de itinerários formativos, como o de formação técnica e profissional, onde estudantes escolherão qual cursar de acordo com as áreas de seu interesse e projetos de vida.

As redes de ensino pública e privada têm até 2022 para começar a implementar o modelo.

Mais formação

Além da capacitação do novo ensino médio, três professores do Centro Educacional Wandette De Castro, em Maceió, foram selecionados para participar do I Curso de Aplicador em Análise Comportamental Aplicada (ABA), oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SUPED), em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

A proposta da formação é capacitar profissionais no processo educacional de crianças e jovens autistas, a partir de um ensino individualizado com foco na melhoria da qualidade de vida e possibilidade de desenvolvimento e autonomia. As aulas seguem até o mês de junho.