Programa Boa Visão retoma atendimentos para estudantes, professores e servidores da Rede Pública Estadual

Serviço

16.08.2021

O Programa Boa Visão retomou as consultas oftalmológicas para estudantes, professores e servidores da Rede Pública Estadual de Ensino nesta sexta-feira (13). Os atendimentos reiniciaram pela Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte, na UPAE de Caruaru, com estudantes da Escola Estadual Professora Elisete Lopes de Lima Pires.

Por conta dos protocolos de segurança e higiene, que ainda devem ser observados com atenção, o quantitativo de consultas e de atendimentos foi reduzido. Ainda neste mês, estão previstos atendimentos em Garanhuns, Limoeiro, Arcoverde e Serra Talhada. Cada GRE beneficiada contará com 20 consultas.

Criado pela Lei 14.511, de 7 de dezembro de 2011, o Programa Boa Visão é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes e o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco – Miguel Arraes de Alencar, o LAFEPE, cujo objetivo é avaliar a acuidade visual de crianças e adolescentes, docentes e demais funcionários das unidades de ensino, através de triagens oftalmológicas e consultas, com o fornecimento dos óculos corretivos quando necessário.

Atualmente, o programa está presente nas Gerências Regionais de Educação (GREs) Vale do Capibaribe, Mata Norte, Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão do Moxotó-Ipanema, Sertão do Alto Pajeú, Sertão do SubMédio São Francisco e Sertão do Médio São Francisco.

A estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Rosangela Maria, foi a primeira a ser atendida. Para ela, essa iniciativa veio em uma boa hora. “O projeto Boa Visão me ajudou bastante porque nesse período de pandemia eu estou desempregada e estou precisando muito desses óculos e não tenho condições de fazer. Então, o projeto veio em uma boa hora e eu agradeço muito a toda equipe por ter desenvolvido esse projeto na escola para que a gente possa ter esse tipo de atendimento. Tenho certeza que não só eu como outras pessoas que estão precisando também serão beneficiadas”, pontuou.