Programa Daqui pro Mundo vai levar alunos da rede estadual para intercâmbio internacional

Alagoas

27.12.2022

Imagine viajar para outro país, fazer um curso de idiomas ou profissionalizante, conhecer novas culturas e ter tudo pago pelo Governo de Alagoas? Essa é a oportunidade que muitos estudantes da rede estadual terão com o Programa Daqui pro Mundo, cuja lei foi publicada sexta-feira (23) no Diário Oficial do Estado (DOE). A publicação está disponível nos sites da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) www.educacao.al.gov.br e do Diário Oficial do Estado – www.imprensaoficial.al.gov.br.

O programa consiste na oferta de bolsas de intercâmbio a alunos do ensino médio da rede pública estadual para que estes possam fazer cursos de idiomas ou profissionalizantes e, até mesmo, o equivalente ao ensino médio no país para onde viajarem.

A participação no programa será por meio de processo seletivo conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e poderão se candidatar estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas estaduais, com idade mínima de 14 anos até a data da viagem e frequência escolar mínima de 75%. O candidato também precisará ter a autorização de seu responsável legal e se submeter ao processo regular de concessão de vistos para o país destino.

“O Programa Daqui pro Mundo é mais uma iniciativa do governador Paulo Dantas e será mais uma das várias ações empreendidas pelo Governo de Alagoas para valorizar os estudantes da rede estadual. Até então, um intercâmbio internacional era um sonho possível apenas àqueles selecionados no Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada Americana no Brasil. Agora, mais jovens alagoanos terão a chance de ter uma experiência enriquecedora, que os permitirá viajar para outro país, conhecer novas culturas e fortalecer sua formação, transformando suas vidas para sempre”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.