Programa de alfabetização da rede pública alagoana beneficia 80 mil alunos

Criança Alfabetizada

10.03.2020

O Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou, no mês de fevereiro, o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) Criança Alfabetizada, que beneficia 80 mil estudantes alagoanos. O PARC Criança Alfabetizada integra o programa Escola 10 e é mais um passo para o fortalecimento do Sistema Estadual de Educação, visando novos avanços para qualidade do ensino público no estado. Este ano, Estado e Municípios fizeram uma pactuação de metas de alfabetização de crianças na idade certa (até os sete anos de idade).

O programa oferece assessoria técnica, monitoramento, material de apoio e formações para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores das redes municipais e estadual que atendem crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Também avaliará os estudantes e oferecerá premiação para escolas. Tudo isto atuando em regime de colaboração, com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoio técnico da Associação Bem Comum, Instituto Natura e a Fundação Lemann.

“Assim como no passado Estado e Município pactuaram metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, este ano pactuaremos metas de alfabetização. A ideia é fazer com que as crianças desenvolvam a competência da leitura na idade certa e, para, isto, promoveremos formação de professores, entrega de kits de material didático e aplicação de duas avaliações”, conta a secretária executiva da Educação, Laura Souza.

Diagnóstico – A primeira avaliação de fluência em leitura do programa está prevista para ser aplicada no período de 17 a 23 de março. Que vai avaliar o nível de alfabetização dos estudantes matriculados nos 2° anos do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais. Para isso, já foi realizada a formação para os professores alfabetizadores. Estiveram presentes na formação os professores que atuarão como coordenadores estaduais regionais, os quais repassarão o conteúdo aos coordenadores municipais.

Participarão da Avaliação de Fluência em Leitura 40 mil crianças do 2° ano do Ensino Fundamental com aprendizagens e habilidades desenvolvidas para garantir o fortalecimento do Sistema Estadual de Educação, visando novos avanços e qualidade do ensino público no estado.

“Além dessa avaliação diagnóstica, vamos distribuir material didático com todos os municípios e suas respectivas secretarias de Educação de forma que esses kits cheguem o mais rápido possível nas escolas. E, a partir do resultado desse primeiro teste de fluência, saberemos quais as demandas de nossos alunos e estabeleceremos metas de alfabetização para o final do ano”, adianta o secretário de estado da educação Luciano Barbosa.