Programa de Atenção à Saúde do Professor discute relações interpessoais com educadores

Bahia

28.06.2021

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), está promovendo uma série de encontros on-line em parceria com o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (PLANSERV), por meio do programa “Sou mais saúde”. Nesta segunda-feira (28), a atividade foi voltada para os gestores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, professores e equipe técnica do Núcleo Territorial de Educação de Paulo Afonso (NTE 24), que discutiram em torno do tema "Relações interpessoais".  

Segundo a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Rosário Muricy, a iniciativa reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. "Esses encontros on-line em parceria com o PLANSERV são muito importantes, pois agregam de forma positiva as ações que já desenvolvemos em toda a rede e que são direcionadas ao autocuidado físico e mental, através das quais abordamos diversos temas referentes à promoção e prevenção à saúde dos servidores da rede estadual de ensino e da comunidade escolar", destacou.

A atividade foi conduzida pela assistente social do PLANSERV, Denise Ferraz, que fez várias abordagens sobre o tema. "O ser humano anseia por se socializar, pois é do âmbito humano a gente estabelecer relações. É importante a gente ter uma visão da saúde como um todo, porque a saúde perpassa pela física, emocional, mental, espiritual e social. Nesta última, também entra a questão dos relacionamentos", afirmou.

Sou mais saúde - A iniciativa visa proporcionar um espaço de escuta, acolhimento, troca e reflexão em que os participantes são convidados a pensar, de forma lúdica, sobre questões do seu dia a dia e do cuidado com a sua saúde mental, bem como os impactos na sua saúde física. Os encontros são realizados através da plataforma Google Meet. Nesta terça-feira (29), a ação será desenvolvida com os educadores do núcleo de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), com o tema "Importância do autocuidado e saúde mental".