Programa de Educação Ambiental Colaborativo (PEAC) começa etapa de formação dos educadores da Rede Estadual

Educação Ambiental

23.07.2021

Após o lançamento do Programa de Educação Ambiental Colaborativo (PEAC), realizado no mês de junho, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) prepara-se para começar, na próxima terça-feira, 27 de julho, o ciclo de formação continuada em Educação Ambiental. O curso é destinado para professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos das 2,3 mil escolas da Rede Estadual, além do público em geral.

O primeiro Seminário será ministrado pelo educador Carlos Frederico Loureiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com o tema, “A Política Estadual de Educação Ambiental”, a ação visa debater a educação ambiental nos ensinos formal e não formal, trabalhando nos eixos educação socioambiental, biodiversidade, recursos hídricos e saneamento. A transmissão ocorre pelo canal do Youtube TV Seduc RS a partir das 10h30.

Conforme a assessora de Educação Ambiental e responsável pelo PEAC na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Patrícia Mairesse, o ciclo de formação segue ocorrendo durante todo o ano de 2021. A ideia, segundo ela, é capacitar os professores para implementar a educação ambiental formal como uma prática contínua e permanente e colaborar com a reflexão sobre o que é produzido e consumido, buscando inserir novos referenciais teóricos e pedagógicos.

“Temos como objetivo formar agentes socioambientais que contribuam para a mudança de valores e de comportamento da população quanto ao meio ambiente. Teremos ao longo do ano a participação de diversos especialistas que contribuirão muito para o debate”, explica.

PEAC

A iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) foi instituída pelo Decreto n°55.885 de 17 de maio de 2021. O PEAC é coordenado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e conta com um Comitê Gestor Multidisciplinar composto por nove secretarias estaduais, e três federações.

Como públicos-alvo do programa estão professores, estudantes e funcionários da rede pública, bem como profissionais da área ambiental, das esferas municipal e estadual. Também fazem parte membros dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e dos Conselhos, além de moradores do entorno de Unidades de Conservação (UCs).

As atividades estão previstas para ocorrerem mensalmente, seguindo um cronograma estabelecido pela equipe que gerencia o programa. A programação prevê ações até 2022, porém a ideia é que, mesmo após esse prazo, sigam sendo executadas iniciativas relacionadas, buscando cumprir a meta de tornar a educação ambiental contínua e permanente no RS.