Programa Diálogos Socioemocionais finaliza ações de 2021 com seminário

Mato Grosso do Sul

01.12.2021

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (CFOR), realizou, na tarde desta quarta-feira (01.12), no Centro de Formação professora doutora Mariluce Bittar, o seminário intitulado Diálogos Socioemocionais: caminhos percorridos antes e durante a pandemia”, que tem a parceria do Instituto Ayrton Senna.

De acordo com a coordenadora do CFOR, Alessandra Beker, o evento finaliza as ações do programa “Diálogos Socioemocionais” em 2021 e contou com a participação dos secretários municipais de Educação dos pontos focais de Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia, Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana, Maracaju, Paranaíba, Rio Brilhante, Coxim, Caarapó, Jardim e Chapadão do Sul, além de coordenadores regionais de Educação e formadores do programa.

Durante a abertura, a secretária de Estado de Educação Cecilia Motta enfatizou a importância do diálogo, principalmente no tocante as competências socioemocionais e direcionou sua fala para estudante Clara Estéfani Martins, do 8º Ano da Escola Estadual Thereza Noronha de Carvalho, que participou da solenidade, “todos nós aqui estamos em sua função, em função de todos estudantes da rede pública de MS, para que aprendam, não se evadam e que tenham sucesso na vida acadêmica, profissional e pessoal, nosso maior objetivo”.

“Desde 2017 estamos trabalhando, em regime de colaboração, com os municípios, para elaboração do currículo de referência de MS, através da Base Nacional Comum Curricular, as 10 competências estão recheadas de abordagens socioemocionais, para isso contamos com a parceria e apoio do instituto Ayrton Senna, na construção das diretrizes curriculares”, lembra secretária Cecilia.

Secretária lembrou, ainda, que o Instituto auxilia na capacitação dos professores e, de toda comunidade escolar de MS, “principalmente, no tocante às competências, não apenas cognitivas, mas socioemocionais, afinal, trabalhamos com estudantes, seres humanos e o desafio é retirá-lo do isolamento e conviver em sociedade, principalmente neste momento em que vivemos”, menciona Cecilia Motta.

A vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/MS) e secretária municipal de Educação de São Gabriel do Oeste Danielle Souza Emiliani mencionou sobre competências socioemocionais e lembrou que 2019, devido a implementação do currículo da BNCC e na formação nas unidades escolares municipais foi muito importante o diálogo, “hoje temos uma intencionalidade e planejamento para implementação das competência e a troca de experiência, em regime de colaboração, está sendo imprescindível com 15 municípios fazendo parte deste projeto”.

Investimentos em MS

Secretário adjunto de Estado de Educação, Edio Castro relatou que o Governo de MS é extremamente municipalista e trabalha em regime de colaboração com outros poderes públicos e, lembrou ainda, do aprendizado ao fazer gestão, em conjunto com secretária Cecilia, “aprendo muito com esta educadora de 50 anos de vida pública ao fazer gestão, sua capacidade e conhecimento é imprescindível para que tenhamos implantado políticas públicas que vêm de encontro com anseio dos estudantes de MS e de toda sociedade sul-matogrossense”

Edio Castro lembrou ainda que desde 2015 até o momento, o Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação, já investiu em 270 unidades escolares, das 347 escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) existentes. Foram mais de 660 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Foram mais de R$ 350 milhões investidos até o momento e estão previstos mais R$ 150 milhões para 2022. Equipamentos e materiais: computadores, mobília, carteiras, uniformes, laboratórios móveis (Escolabs), kit escolar, aparelhos de ar condicionado, cursinho, material de limpeza, entre outros, totalizam um investimento de R$ 139 milhões.

Parceria com IAS

Em 2021, além das escolas estaduais, o projeto piloto “Diálogos Socioemocionais nas Redes Municipais” estendeu o convite para que 15 municípios fizessem parte da iniciativa. Com isso, as ações envolveram a formação das equipes técnicas das secretarias municipais, apoio para execução das atividades definidas no Plano de Trabalho, tais como sensibilização das escolas municipais, realização de workshops e planejamento colaborativo com cada rede, para elaboração do programa de implementação nas escolas municipais no ano de 2022.

O vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Roberto Campos, falou sobre o trabalho realizado pelo Instituto e abordou os pontos trabalhados pelo programa. “Existe uma série de estudos que avaliam o desenvolvimento socioemocional e, pensando nisso, o IAS trabalha partindo de cinco ‘macro competências’: amabilidade, engajamento com os outros, resiliência emocional, autogestão, abertura ao novo. Esses tópicos resultam em 17 competências que são trabalhadas pelo programa e se transformando em políticas públicas educacionais”, explicou.

Roberto Campo lembro que, assim como já realizado nas escolas da REE, a proposta teve a intencionalidade de incentivar as redes municipais a potencializar a compreensão de que a dimensão socioemocional é essencial para a Educação Integral e, assim, atender as prioridades apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul.

Diálogos Socioemocionais

Desde 2019, a Secretaria de Estado de Educação implementou o Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais intitulado “Diálogos Socioemocionais”, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. “No ano de 2021 além de ampliar para 100% REE-MS, iniciamos a implantação do Programa nas Redes municipais, e para isso, a SED tem realizado Workshops e planejamento colaborativo com cada Rede, para implementação nas escolas municipais no ano de 2022”, lembrou Alessandra Beker.

A proposta tem a intenção de incentivar as redes municipais a potencializar a compreensão de que a dimensão socioemocional é essencial para a educação integral e, assim, atender as prioridades apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul.

O objetivo da proposta é possibilitar o desenvolvimento integral dos estudantes, de forma intencional e planejada, para que eles construam e realizem seus projetos de vida e se preparem para enfrentar os desafios das relações sociais e culturais no século XXI.

O evento foi voltado para discutir o desenvolvimento de Competências Socioemocionais antes e durante a pandemia, além do compartilhamento de experiências vivenciadas nas escolas durante o ano de 2021, a fim de contemplar o processo formativo. Em 2021, professores de Projeto do Vida e coordenadores pedagógicos de todas as escolas estaduais foram convidados a participar da formação.

Roda de Conversa

No encerramento do Seminário Diálogos Socioemocionais: caminhos percorridos antes e durante a pandemia”, os participantes puderam ter oportunidade de dialogar no momento da Roda de Conversa: “O desenvolvimento socioemocional em contextos de crise -dialogando com a escola”.

O momento de diálogo teve a mediação e participação mestre em Geografia, Bruna Tiago de Almeida, atuante na área de Educação e Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atualmente é professora formadora de Ciências Humanas da CRE de Três Lagoas. Professora efetiva da SED na disciplina de História, Izamara Nunes Albuquerque, atualmente é diretora da EE Carmelita Canale Rebuá.

Também teve a participação da enfermeira Patrícia Silvia Fragoso Garcia, graduada pela Instituição de Ensino do Estado do Paraná pelo Plano de Cargos e carreira como complementação de função de técnica de Enfermagem, também graduada em em Educação Física, professora na Escola Thereza Noronha de Carvalho, atuando nas áreas de Educação Física, Atividades Eletivas I, com especialização em sistema integral pela SGDE Sistema Gestão de Ensino pela SED

A estudante Clara Estéfani Martins, do 8º Ano da EE Thereza Noronha de Carvalho também participou da roda de conversa. Clara se preocupa em seguir seus estudos até nível superior, mas também tem a tolerância para entender que será um grande caminho a seguir, devido a questões financeiras. É uma menina alegre, entusiasmada com tudo que lhe é proposto, está sempre sorrindo mesmo que o dia esteja difícil e participa ativamente do projeto acolhedor que a professora Patrícia desenvolve na escola e representou os estudantes da rede pública de MS no seminário.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS