Programa Escola Segura, Família Forte retoma as rondas, com retorno das aulas presenciais

Volta às aulas

17.08.2021

Campo Grande (MS) - Escola Estadual Ada Teixeira dos Santos Pereira, localizada na rua Lourenço Veiga, Jardim Campo Belo, em Campo Grande, retornou as atividades presenciais alternadas, juntamente com as 346 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de MS.

Com retorno das atividades presenciais, também voltou o programa “Escola Segura, Família Forte”, uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica (SEGOV), em parceria com Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e Secretaria de Estado de Educação (SED), bem como a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Escola Segura, Família Forte

Na manhã desta segunda feira (16.08), a comunidade escolar da EE Ada Teixeira recepcionou a equipe que coordena a ação de retomada das rondas. A secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta explanou a importância do programa “pioneiro no Brasil, atende, desde 2017, crianças e adolescentes das escolas públicas de Mato Grosso do Sul. São 60 unidades escolares assistidas, sendo 29 escolas da Rede Municipal e 31 da Rede Estadual de Ensino, todas de Campo Grande”

Secretária Cecilia lembrou que, o último dia 02 de agosto, mais de 200 mil estudantes da REE retornaram às aulas presenciais, “respeitando o Protocolo de Volta às Aulas, o retorno às atividades no formato presencial com alternância, segue os indicadores (bandeiras) do Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), para retorno com responsabilidade e segurança de toda comunidade escolar de MS”.

De acordo com coordenador do Programa Escola Segura, Família Forte, Valson Campos dos Anjos, “o escopo do programa é melhorar os indicadores escolares, com o fortalecimento dos vínculos entre segurança pública, escola e família, na prevenção de situações conflituosas, no ambiente escolar e entorno, sendo exemplo para outros países”.

Pioneiro

Mais de 90 projetos de países de toda a América Latina foram inscritos, mas apenas Mato Grosso do Sul e Piauí foram selecionados no Brasil. Programa Escola Segura, Família Forte é referência internacional por ter sido eleito em uma convocatória do Banco de Desenvolvimento da Corporação Andina de Fomento (CAF). Essa instituição financeira tem como objetivo medir o impacto do Programa em termos de redução da criminalidade e melhoria dos indicadores escolares (avaliações institucionais como: Prova Brasil, SAEMS e outros).

Atendendo uma das principais reivindicações da comunidade escolar em relação à segurança pública nas escolas e entorno, o Programa teve início em Campo Grande e, posteriormente, após avaliação de impacto, poderá ser levado para outros municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com comandante do Policiamento Metropolitano, coronel André Henrique de Macedo, a eficácia do Programa é demonstrada pelos relatos de gestores, professores e toda comunidade escolar, “principalmente quanto ao tocante do estreitamento dos laços com a segurança, vem contribuindo para a melhoria na interlocução com a comunidade escolar e vizinhança e diminuindo os índices de violência nos entornos”.

Participaram da solenidade de retorno das rondas do programa Escola Segura, Família Forte, vereador Juari, subtenente da Polícia Militar Flávio, cabo da Polícia Militar, André Luiz, ambos integrantes desde início do programa.

Visitas técnicas

Antes do retorno das atividades presenciais alternadas no dia 02 de agosto, foram debatidos e alinhados, com direção escolar, os assuntos referentes ao atendimento hibrido, (aulas presenciais e remotas), com alternância, contemplando um só planejamento de aula e pontuando uma única forma de trabalho.

Durante o debate foi decidido que as exceções irão ser trabalhadas na particularidade de cada unidade, além da busca ativa, Plano Estadual de Recomposição de Aprendizagem, assimetria com toque de recolher para o período noturno, utilização do ambiente aberto para prática desportiva e outras atividades pedagógicas, além de aquisição de kits de biossegurança, bem como orientação sobre merenda escolar, kit escolar, esclarecimentos sobre vacinação dos servidores.

EE Padre Franco Delpiano

A secretária Cecilia Motta, além da EE Ada Teixeira dos Santos Pereira, esteve visitando mais três unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, na manhã desta segunda-feira. A primeira unidade visitada foi a Escola Estadual Padre Franco Delpiano, localizada na rua Lino Villacha, 1.250, na região do Nova Lima, a unidade é dirigida pela professora Denise Ferreira Nascimento.

Localizada em uma área de responsabilidade do Hospital São Julião, a unidade escolar é responsável por atender cerca de 370 estudantes, matriculados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (do 4º ao 9º ano), em período regular.

A escola conta com uma excelente avaliação de pais e responsáveis. O atendimento rendeu inclusive uma série de comentários altamente positivos até mesmo nos canais do Google, destinados à avaliação de locais públicos.

EE Lino Vilachá

Localizada na rua Jerônimo de Albuquerque, 1941, no coração do Bairro Nova Lima, a Escola Estadual Lino Vilachá tem como diretor, Olívio Mangolim e adjunta, Ada Gislaine Santos Quevedo.

Com mais de mil estudantes atendidos, a escola conta com turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Médio. Além disso, são ofertadas turmas de qualificação profissional e de cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Recentemente, a unidade passou por uma grande reforma por meio do projeto “Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade” realizado pelo TJMS em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, foram mais de R$ 1 milhão investidos.

EE Maestro Frederico Liebermann,

Gerido pela professora Ana Elisa Spazzapan e adjunta Ana Paula Silveira Rosa, a Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann está localizada na avenida Monte Castelo, 50, Monte Castelo

A Unidade escolar, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, trabalha com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, todas em período integral. Além disso, a escola também conta com turmas de Ensino Médio Regular no período noturno. Ao todo, a unidade escolar atende mais de 500 estudantes.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS