Programa Ganhe o Mundo: mais estudantes viajam para os Estados Unidos

Pernambuco

16.01.2020

Nesta quinta-feira (16), o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esportes, embarcou mais dois grupos de estudantes da Rede Estadual de Ensino para os Estados Unidos pelo Programa Ganhe o Mundo. Ao todo, 41 novos alunos deixaram o Brasil rumo a novas experiências e o aprendizado de uma nova língua em outro país. A listagem contou com estudantes das Gerências Regionais de Educação (GREs) Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Nazaré, Palmares, Vitória e Recife Sul. A primeira turma viajou ainda durante a madrugada, enquanto o segundo grupo embarcou no início da tarde. 

Inscrito pela primeira vez no programa, Sávio Figueiredo viaja rumo a Bishop, cidade localizada no estado americano da Califórnia. “Essa foi a primeira vez que tentei participar do Ganhe o Mundo e ser aprovado me deixou muito feliz e emocionado pela conquista. Espero adquirir muita experiência, entender mais sobre o mundo, me divertir bastante e aprender mais sobre uma nova cultura, além de aperfeiçoar meu inglês. O programa nos dá uma recompensa quase que imediata do nosso tempo de estudo, e mostra que posso traçar novos caminhos através da educação”, destacou o aluno da Escola Estadual Manoel Borba, de Boa Viagem, no Recife.

Também teve estudante do interior marcando presença no embarque. Beatriz Nogueira, de Caruaru, comemorou as experiências que o Programa Ganhe o Mundo agregarão à sua vida. Ela também ficará em Bishop, na Califórnia. “É sempre muito difícil sair da zona de conforto, mas acho muito necessário para trabalhar a nossa autonomia. Entendemos que fazemos parte de nossas famílias, mas temos que criar nossas asas, voar e ter a responsabilidade de resolver nossas coisas. Tudo isso impacta lá na frente no nosso futuro”, comemorou. 

“Nossa expectativa é de que a gente consiga embarcar todos os alunos de forma tranquila e que eles tenham uma experiência muito rica, que vai fazer toda a diferença na vida deles como estudantes e também na vida pessoal. Torcemos para que todos voltem com muitas novidades para enriquecer tanto o convívio escolar quanto a própria comunidade onde vivem”, pontuou Renata Serpa, superintendente do programa.

“Os embarques são momentos de muita emoção e alegria. A gente realiza uma grande festa para estes jovens que estão, literalmente, ganhando o mundo. Ser selecionado para o Ganhe o Mundo é a realização dos sonhos destes estudantes e a gente fica muito feliz em acompanhá-los de perto e participar deste momento. Este é o terceiro embarque da temporada e nesta sexta-feira temos mais um grupo para os Estados Unidos”, pontuou Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes do Estado. “Nossa expectativa agora é o embarque da primeira turma do Programa Ganhe o Mundo Técnico. Eles viajam para o Reino Unido no próximo domingo”, completou. 

Segundo embarque

O segundo grupo de 2020 a viajar para os Estados Unidos foi composto por 23 estudantes. Eles voaram rumo ao intercâmbio na madrugada desta quinta-feira (16), em voo que decolou do Recife às 2h40. Nele estavam presentes alunos de cidades como Glória do Goitá, Águas Belas, Condado, Surubim, Rio Formoso, Carpina e Sirinhaém.