Programa Gira Mundo Estudante realiza III Mostra de Experiências Internacionais

Paraíba

18.12.2019

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia realizou nesta quarta-feira (18) a III Mostra de Experiências Internacionais do programa Gira Mundo Estudante. O evento é a culminância de projetos e atividades desenvolvidas pelos estudantes da Rede Estadual de Educação que fizeram intercâmbio na Espanha, Canadá e Argentina pelo programa Gira Mundo 2018. As apresentações aconteceram no auditório da Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filho, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Os estudantes cursaram no país de destino o correspondente a um semestre letivo, com duração em torno de cinco meses, em escolas de nível médio. Ao retornarem, desenvolveram em suas escolas atividades e projetos a partir do conhecimento adquirido no intercâmbio. Na III Mostra 70 intercambistas apresentaram essas ações, assim como realizaram apresentações culturais sobre cada país. Os alunos receberam certificados de participação no Programa e na Mostra. 

Segundo o coordenador do Gira Mundo Estudante, Tulhio Serrano, “O Gira Mundo é um programa de sucesso, que abre oportunidades para estudantes da Rede Estadual. Essa Mostra hoje vem consolidar a participação dos alunos que desenvolveram projetos escolares em diversas áreas, além de integrar os novos alunos no Programa que estão se preparando para viajar em 2019”, falou.

A estudante da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Lordão, em Picuí, Millene Vasconcelos, viajou para o Canadá em 2018 e ao retornar realizou o projeto ‘Bem-estar que gera crescimento’. “Tentamos proporcionar um ambiente escolar diferente, colocamos frases motivacionais em toda a escola e realizamos uma feira de profissões. Isso trouxe um resultado muito positivo para os meus colegas, eles puderam tirar dúvidas e escolher que carreira seguir. O Gira Mundo mudou totalmente minha vida e visão de mundo, hoje meu projeto de vida foi influenciado pelo Programa e pretendo fazer o curso de Letras, em inglês”, contou.

O diretor da Educaquality, parceira do Programa na Argentina, Marcelo Andrés Cuestas,  esteve presente na Mostra e parabenizou os alunos pelos projeto e atividades que eles desenvolveram nas escolas. “É uma experiência incrível, ver esses alunos se aventurando em outro país, se desenvolvendo e crescendo na vida estudantil. O governo da Paraíba está de parabéns por ofertar essa oportunidade aos alunos das escolas públicas”, disse.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/programa-gira-mundo-estudante-realiza-iii-mostra-de-experiencias-internacionais-1