Programa Investe Escola promove reparos em toda a rede estadual de Pernambuco para o início do ano letivo

Pernambuco

29.01.2024

Do Litoral ao Sertão, as escolas da rede estadual estão se preparando para receber os alunos na volta às aulas, no dia 5 de fevereiro. Graças aos recursos do Programa Investe Escola Pernambuco (PIEPE), as unidades escolares estão recebendo melhorias na pintura, capinação, poda, limpeza de caixa d'água e serviços na rede de esgoto, entre outros. Ao todo, o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), liberou R$ 101 milhões para serviços de infraestrutura das unidades para o novo ano letivo. 

Na Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Antônio Japiassu, em Arcoverde, no Sertão, os recursos estão sendo investidos na pintura do piso da quadra, em jardinagem e capinação, na troca do forro de PVC de salas de aula e demais espaços, na limpeza da caixa d’água, em dedetização, entre outros serviços. “O Investe Escola contribui para melhorias físicas e pedagógicas das escolas, tudo isso com a participação da comunidade escolar, o que é importantíssimo. Com a primeira parcela do Investe, nós fizemos um levantamento das necessidades prioritárias e elaboramos um plano de aplicação financeira, direcionando os recursos para atender as necessidades voltadas para a organização da escola para o início do ano letivo”, diz Carla Fragoso, gestora da unidade de ensino, que reforça a importância do programa para ofertar um ambiente educacional digno para os estudantes. 

Na Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Professor Cândido Duarte, no Recife, os recursos estão sendo investidos em serviços de pintura, dedetização, limpeza da caixa d’água, troca dos tampos de bacia sanitária, entre outros reparos. A gestora Andrea Rodrigues celebra a mudança proporcionada pelos recursos do Investe Escola. “Antes do programa, o recurso era muito precário. A gente não podia fazer muita coisa com o dinheiro. Hoje a gente pode sonhar e tentar realizar todos os desejos da comunidade escolar”, comemora. 

Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Herculano Bandeira, em Paudalho, na Zona da Mata, estão sendo realizados serviços de dedetização, poda, limpeza da caixa d’água, manutenção das impressoras e do circuito interno de câmeras, entre outros. “Esse recurso veio no momento certo. Quando nossos alunos voltarem, vão encontrar a escola limpa, confortável, agradável, da maneira que eles precisam e merecem. Acredito que isso causa um grande impacto na aprendizagem”, argumenta Linda Vieira, gestora da unidade de ensino. 

As mudanças proporcionadas pelo PIEPE neste ano letivo podem ser ainda mais perceptíveis. O valor aportado no  último Investe Escola, em 2021, foi de 42 milhões. Neste ano, o programa vai liberar, até junho, R$ 230 milhões, sendo 80% para custeio e 20% para despesas de capital. O aumento do aporte vai proporcionar que os alunos e profissionais da rede estadual de ensino tenham um ambiente melhor, mais seguro e mais confortável, para encararem os desafios educacionais neste ano de 2024.

O Programa Investe Escola Pernambuco é uma política de descentralização de recursos financeiros voltado às escolas da rede pública estadual. O objetivo do PIEPE é contribuir para a manutenção e a melhoria das infraestruturas física e pedagógica das unidades escolares beneficiárias, tendo como foco a elevação do desempenho escolar, além do fortalecimento da participação da comunidade e da autogestão escolar.