Programa Jovem Senador 2024 tem inscrições abertas até dia 30 de abril

Mato Grosso do Sul

26.03.2024

As inscrições para o Programa Jovem Senador 2024 estão abertas até o dia 30 de abril.  Para participar, os estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais precisam fazer uma redação sobre o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

Na primeira etapa, cada escola da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) seleciona uma redação para representá-la no concurso. Em seguida, a SED (Secretaria de Estado de Educação) seleciona as três melhores redações e as envia, sem classificação ao Senado Federal. Na etapa posterior, uma comissão julgadora formada por servidores do Senado, do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação selecionam os 27 textos, um de cada estado e do Distrito Federal.

Os autores das 27 redações vencedoras e seus professores orientadores são automaticamente selecionados para vivenciar uma imersão na realidade do Senado Federal, em Brasília. Os estudantes experienciarão o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução n. 42/2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O nome-síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania.

O período de inscrição para o Concurso de Redação do Senado Federal iniciou em 01 de fevereiro de 2024 e termina no dia 30 de abril de 2024. A inscrição é realizada pelo envio da redação representante da escola para a Coordenadoria do Ensino Médio e Educação Profissional - COEMEP na SED/MS, por malote ou via e-mail: jovemsenador.ms@gmail.com.

As regras estabelecidas no regulamento encontram-se no site do Senado Federal disponível no link: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador.

A escola, professores e alunos devem fazer o download do material necessário para a participação no Concurso de Redação do Senado Federal no site: www.senado.leg.br/jovemsenador.

Confira o cronograma do Jovem Senador 2024:

30/04/2024 - Prazo final das inscrições por meio do envio das redações escolhidas pelas escolas à SED/MS, por e-mail ou malote.

24/05/2024 - Prazo final para SED/MS enviarem ao Senado as três redações escolhidas.

21/06/2024 - Previsão do anúncio, pelo Senado Federal, da redação vencedora do Concurso Nacional de Redação.

05/08/2024 a 09/08/2024 - Semana de Vivência Legislativa do Jovem Senador 2024

 

Mais informações e esclarecimentos sobre o Programa Jovem Senador 2024, entrar em contato com a Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, por intermédio dos telefones (67) 3318-2212 ou jovemsenador.ms@gmail.com

Adersino Junior, SED