Programa Mulheres Mil tem início na Penitenciária Feminina do Piauí

Mulheres Mil

15.08.2017

Entrega de certificados marcou o início das aulas do Programa Mulheres Mil na Penitenciária Feminina de Teresina/PI. Na manhã desta terça-feira (15), a secretária de Educação Rejane Dias e o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, participaram da atividade no auditório da Penitenciária.

Eles fizeram a entrega dos certificados às detentas que concluíram os cursos de Horticultor Orgânico e Maquiagem, ofertados pela Universidade Federal do Piauí e pelo Instituto Federal do Piauí, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e do curso Leitura Livre, desenvolvido pela Seduc. Ao todo, 25 reeducandas finalizaram os cursos profissionalizantes e 13 concluíram o projeto de educação.

Na oportunidade as detentas realizaram apresentações culturais com teatro, música e dança. Para a detenta Rosilene Pereira da Silva, os projetos que vêm sendo desenvolvidos dentro da penitenciária estão mudando totalmente a rotina delas. "Estamos tendo oportunidades boas e precisamos aproveitar, pois são cursos muito importantes para nossa vida lá fora", frisou ela.

A diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional da Seduc, Adriana Moura, acredita que a parceria entre Seduc e Sejus vem dando certo e com isso as reeducandas estão tendo a oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho. "Estamos num processo de valorização da cidadã como um todo, tanto na área educacional como na promoção da autoestima, que é que elas mais precisam", ressaltou Adriana.

O Programa Mulheres Mil vai oferecer para as reeducandas das Penitenciárias de Teresina e de Parnaíba, cursos técnicos profissionalizantes de Microempreendedor Individual, Vendedor e Técnico em Vendas . Para os Agentes Penitenciários está sendo oferecido o curso técnico de Monitor de Dependência Química.

"O Governo do Piauí vem se esforçando para mudar a realidade dos detentos do Piauí. Em parceria com a Secretaria de Justiça, a Seduc vem ofertando cursos de Formação Inicial Continuada às reeducandas, levando a educação básica para dentro das unidades prisionais e culminando no Ensino Superior, como é o caso do Pré-Enem Seduc. Temos excelentes exemplos de detentos que passaram no vestibular e estão estudando na Universidade Estadual do Piauí. É de fundamental importância que continuemos a desenvolver esses projetos. Somente com educação, apoio espiritual e trabalho poderemos mudar a vida das pessoas", pontuou a secretária Rejane Dias.