Programa Partiu Museu promove visitas guiadas para alunos da rede estadual

Paraná

09.11.2023

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Educação e a Secretaria da Cultura, lançou nesta quarta-feira (8) o programa Partiu Museu, que amplia o acesso dos estudantes da rede estadual de ensino a instituições culturais do Estado. O objetivo é proporcionar experiências educacionais por meio do acesso às artes, cultura e história. Participam da iniciativa diversos espaços, como o Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Paranaense, Museu Casa Alfredo Andersen e Museu do Expedicionário.

O Partiu Museu alcança alunos do ensino fundamental e médio. Eles terão a oportunidade de sair dos muros da escola para aprender história na prática, por meio de visitas guiadas agendadas pelas instituição de ensino a dezenas de museus espalhados pelo Estado. No lançamento oficial do programa, o secretário estadual da educação, Roni Miranda, destacou a importância de estender as aulas para além das paredes da escola.

"Esse programa nos dá muito orgulho. É uma felicidade muito grande poder entregar essa oportunidade aos nossos estudantes e a toda comunidade escolar e, desta forma, promover o enriquecimento cultural dos meninos e meninos da educação estadual do Paraná", disse Miranda.

A secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, também ressalta a importância da iniciativa para crianças e jovens. "Tenho certeza de que o programa Partiu Museu vai gerar inúmeros frutos, porque terá impacto direto na vida e nas vivências das alunas e dos alunos contemplados por ele. Cultura e Educação devem sempre caminhar lado a lado, por isso é tão importante trabalharmos em sinergia e transversalidade entre pastas do Governo do Paraná", disse ela.

Previsto para ser implementado em todo o Estado a partir do ano letivo de 2024, o Partiu Museu contemplará diversas instituições de ensino do Paraná mediante agendamento prévio. No projeto-piloto, que começou em agosto e vai dezembro, são contemplados 8 mil estudantes de 73 escolas de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) – indicadas pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e cujo critério principal para escolha foi a distância dos museus, priorizando-se as instituições mais longes.

 

OPORTUNIDADE - Débora Melo, aluna do ensino médio do Colégio Estadual Cecília Meireles, de Curitiba, foi uma das 58 estudantes presentes no evento de lançamento oficial do programa, que aconteceu no Museu Paranaense, no bairro São Francisco, em Curitiba e contou com a presença de autoridades e também da comunidade escolar. "É muito importante para os alunos conhecerem mais sobre o passado, porque muitos ainda não tiveram essa oportunidade. Acredito que isso ajude muito na educação em geral", diz.

Roberta Horvath, Coordenadora do Núcleo Educativo do Museu Paranaense, considera a iniciativa um passo importante no fomento à cultura entre as novas gerações. "A partir das visitas guiadas aos museus, os alunos vivenciam na prática o que aprendem na escola, por meio da arte, dos acervos históricos, antropológicos, arqueológicos e da experiência da materialidade de estar dentro de um museu", destaca.