Programa possibilita que empresas e pessoas físicas contribuam para melhorias nas escolas estaduais gaúchas

Rio Grande do Sul

07.03.2016

Um programa implementado em dezembro de 2015 no Rio Grande do Sul já rende frutos no início do ano letivo de 2016. Trata-se do Escola Melhor: Sociedade Melhor, que permite que empresas e pessoas físicas firmem parcerias com as 2,5 mil escolas estaduais, proporcionando a doação de equipamentos, materiais, serviços e até mesmo recursos financeiros, sempre de forma transparente e com o aval da comunidade.

O Escola Melhor foi instituído pela Lei Nº 14.734. Para participar, o estabelecimento de ensino deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, através do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção preenche o Termo de Adesão e o encaminha para a Secretaria Estadual da Educação, acompanhado da ata da reunião do Conselho.

Em menos de três meses foram 80 adesões de escolas, número que a coordenadora do programa, Camila Paim, considera satisfatório, pois o lançamento ocorreu durante o processo de eleição de diretores e, posteriormente, recesso escolar.

“A gente só consegue avançar quando acontece este envolvimento da escola com a sua comunidade, atuando em conjunto com quem está ao seu redor”, opina o secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Vieira da Cunha, que acrescenta que o objetivo principal foi criar um processo de adesão totalmente desburocratizado.

Escola iniciou o ano letivo com netbooks doados através do Programa

A Escola São Francisco de Assis, de Porto Alegre, começa o ano letivo de 2016 com internet wi-fi em todo o prédio e cem netbooks educacionais à disposição dos quase 200 alunos. A instalação do sistema e metade dos computadores foi doada pela empresa Safeweb, que atua no ramo de certificação digital. O restante dos equipamentos foi adquirido pelo Governo do Estado.

A entrega simbólica ocorreu recentemente, com a presença do secretário Vieira e do presidente da empresa, Luiz Carlos Zancanella.

“O Luiz acredita na Educação e desenvolveu uma ferramenta de leitura digital, para ajudar os alunos no desenvolvimento. Em seguida, nos procurou para implementar o projeto aqui na escola. Tivemos capacitação (fornecida pela própria empresa) inclusive nas férias, e algumas professoras já têm várias aulas prontas no sistema”, conta a diretora Denise Feijó Leal.

De acordo com Denise, nos próximos anos o corpo docente da escola irá avaliar a evolução no aprendizado dos alunos.

Outro caso que está em estágio avançado é o da Escola Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros, também em Porto Alegre. A direção firmou parceria com a empresa do ramo petroquímico Braskem, que está custeando a elaboração do projeto arquitetônico de um CIEP Verde, já em fase conclusiva.

A nova escola terá a arquitetura e o projeto pedagógico voltado para as questões de sustentabilidade ambiental, já que fica dentro do Parque Estadual Delta do Jacuí, às margens do Rio Guaíba.

Como a escola pode participar?

Primeiro, a direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, através do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a Direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta enviar o termo preenchido e assinado, acompanhado da cópia da ata da reunião do Conselho Escolar, para o e-mail escolamelhor@seduc.rs.gov.br.

Como as empresas podem participar?

Basta procurar diretamente a escola que pretende ajudar. No site www.educacao.rs.gov.br/escolamelhor, há uma lista com os estabelecimentos participantes do programa.

Pessoas físicas também podem participar?

Sim. Os passos a serem seguidos são os mesmos das empresas.

Que tipo de doação pode ser feita?

A participação da comunidade poderá acontecer de diversas formas: doação de recursos materiais às escolas, assim como livros e equipamentos; patrocínio para a manutenção, conservação, reforma e ampliação da infraestrutura física; disponibilização de banda larga, equipamentos de informática, entre outras doações.

Como será feita a divulgação da parceria?

Os participantes poderão divulgar em suas campanhas publicitárias as ações praticadas através do Programa.

Para as escolas, a Secretaria da Educação também disponibiliza um modelo padrão de placa, ou pintura em muro, onde poderão constar os nomes e/ou logomarcas das empresas parceiras. Nestes casos, o material deverá ser custeado pelo parceiro.

Além disso, a empresa ou pessoa física receberá um certificado emitido pelo Governador do Estado e pelo Secretário da Educação, em razão do importante gesto de colaboração para o ensino público no Rio Grande do Sul.  


Outras informações através do telefone (51)3288-4729, ou no e-mail escolamelhor@seduc.rs.gov.br.