Programa SOMA auxilia no processo de alfabetização com aulas remotas

Paraíba

14.09.2020

TV, celular, computador, tablet e atividades impressas. Em 2020, o aprendizado passou a ser com um modelo de ensino remoto por conta da pandemia da covid-19. E para continuar com práticas ativas de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Programa SOMA - Pacto Pela Aprendizagem na Paraíba, da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, utilizou todos os recursos para garantir o acesso dos alunos aos conteúdos. As formações para capacitar os coordenadores, professores e assessores do programa foram realizadas online e replicadas para os professores que atuam nas escolas Estaduais e Municipais pactuadas com o SOMA.

O Soma auxilia no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, trazendo como um dos principais resultados a alfabetização na idade certa. Na Paraíba, 195 escolas estaduais e mais de 2.000 escolas municipais são beneficiadas diretamente pelas ações do Regime de Colaboração do programa.

O coordenador do Soma, Herbert Gomes, conta que “o desafio inicial, já vencido, foi adaptar todas as formações e instrumentos para a realidade do ensino remoto, com atividades práticas, na linguagem da sala de aula, o estímulo a metodologias ativas e acompanhamento dos estudos à distância”.

O desafio do ensino remoto - Segundo Herbert Gomes, o desafio agora passou a ser assegurar a equidade do processo de ensino e aprendizagem. Chegar a todos os estudantes levando em consideração a realidade socioeconômica local.

“Estamos atuando no apoio a todos os professores e equipes escolares para que os mesmos consigam acompanhar todos os estudantes da Paraíba. Para isso, montamos uma estrutura de acompanhamento em cada Gerência Regional de Ensino, composta por assessores e formadores, e adaptamos as sequências didáticas para refletir as diversas realidades do momento. Ainda em setembro iniciaremos o Ciclo de Acompanhamento das escolas, com consultores locais acompanhando e apoiando o trabalho das escolas” completou o coordenador.

Experiências e recursos - Para se adaptar a realidade do novo modelo de ensino, o professor José Carlos do Nascimento, que é formador do SOMA e coordenador pedagógico na Secretaria Municipal de Educação em Cuitegi, explica como está sendo realizado o trabalho do Soma na cidade. “Mesmo com a pandemia, nada parou, tudo continuou com um novo formato. As atividades passaram a ser entregues quinzenalmente a todo alunado da rede municipal e estão sendo feitas de forma remota, através das redes sociais os professores enviam vídeos explicando as atividades e motivando os alunos. Nas entregas estamos seguindo as orientações da OMS”, disse.

As atividades realizadas a distância, principalmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, quando as crianças ainda não possuem tanta autonomia, precisam ser planejadas. Portanto, os professores da Escola Profissional Monte Carmelo, em Cajazeiras, buscaram estar alinhados as orientações recebidas nas formações, junto a instituição escolar, e traçar estratégias que fossem de encontro as necessidades dos nossos alunos.

Cajazeiras - O professor de Atendimento Educacional Especializado, Adams Ricardo Pereira, auxilia na coordenação pedagógica do SOMA na escola em Cajazeiras. Para realizar o trabalho remoto, foi necessário a dedicação de toda equipe escolar.  “Pegamos os contatos dos alunos através das redes sociais, realizamos vídeos chamadas, grupos, aulas online, vídeos, materiais impressos, dentre outros. Os alunos, por sua vez, tiveram uma tímida participação no início, que foi paulatinamente sendo vencida, e conseguimos atingir a totalidade de nossos alunos. No entanto, a participação oscila bastante de uma semana para outra, quer seja por problemas de conectividade, quer seja por falta de ajuda das famílias” contou.

O professor ainda afirma que o aluno que tem dificuldade de aprendizagem tem cuidados especializados, com atendimento em casa, seguindo o protocolo de saúde, para a prevenção da Covid-19.

Guarabira - A articuladora do SOMA Emanuelle Adelino Barbosa atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Pedro Bandeira, na cidade de Guarabira, e faz reuniões online semanalmente com os professores para planejar, discutir e organizar o aprendizado das crianças.

Para estimular os alunos a praticar as habilidades de leitura e de escrita, Emanuelle Adelino fez videochamadas através do whatsapp com as crianças que se encontravam com dificuldades. “No horário oposto telefono individualmente para as crianças praticando a leitura e reconhecimento das letras, sílabas, palavras, frases e textos pequenos”, contou.

“Nas aulas no Meet temos como rotina a Leitura Deleite, explicação do conteúdo, habilidade de forma Lúdica seguidas de atividades. Nestes grupos são inseridos vídeos explicativos conforme o conteúdo do dia consoante a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), como também, a atividade a ser realizada. Temos também a entrega das atividades impressas e também a devolução das mesmas para a correção com as docentes”, falou. A articuladora ainda conta que grande parte dos alunos já conseguiu ser alfabetizados.

Parari - A Formadora Municipal do SOMA, Jaqueline Wedna dos Santos, trabalha com cinco escolas do campo e duas escolas da zona urbana, no município de Parari.

“O SOMA não parou no meu município, ele está presente em todos os momentos escolares, seja nos planejamentos, com as discussões das propostas, seja na prática do professor na sala de aula. Nesse sentido, essa continuidade se deu por meio do ensino remoto, utilizando diversas estratégias, para que houvesse uma qualidade nesse ensino e não apenas um cumprimento de horas aulas”, disse Jaqueline.

Na cidade, as formações com os professores aconteceram por meio do google meet, como também os planejamentos pedagógicos. “Nesses planejamentos já foram planejadas sequências didáticas a serem desenvolvidas com alunos com atividades síncronas e assíncronas. A escola utilizou também whatsapp, como meio de interação com os alunos e familiares”, contou.

Feedback de Pais e alunos – Para aestudante do 5° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Pedro Bandeira, em Guarabira,Andressa Ferreira, “as aulas online são bem explicativas e estou conseguindo fazer minhas atividades. A professora tira as dúvidas e corrige nossas atividades no dia seguinte”, falou.

A Mãe de Andressa ferreira, Rosangela Ferreira, está satisfeita com o desenvolvimento da filha.  “Acompanho as aulas online que começam às 13h, minha filha está tendo um ótimo aproveitamento, melhorou bastante na leitura, está ótima em matemática, consegue fazer as atividades e graças a Deus, apesar da pandemia, os estudos estão indo bem”, disse.

José Inácio Oliveira, também aluno do 5° ano da Escola Pedro Bandeira, sente saudades das aulas presenciais. “Gosto das aulas remotas por que continuo aprendendo, estudando e interagindo com o meus colegas e com minha professora, só assim dar para matar a saudade das aulas divertidas que a professora dava na sala de aula”, ressaltou.

Para a mãe de José Inácio Oliveira, Luciane Sousa, “o melhor de tudo é ver meu filho estudando, sem perder o foco, o interesse, mesmo sem estar na sala de aula. Eu fico observando as aulas, e vejo a importância do ensino remoto, a professora é muito criativa, as aulas são didáticas, até essa pandemia passar, tem que continuar com as aulas online”, disse.

Carla Eduarda tem nove anos e estuda no 4° ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luis correia de Queiroz, em Parari. Ela conta que “as aulas remotas são muito importantes para o nosso aprendizado, quando tenho dúvidas falo com minha professora ou pesquiso na internet, faço as atividades pelo celular da minha mãe. Gosto muito das vídeos aulas com minha professora e todo dia ela posta um vídeo no whatsapp explicando a tarefa”.

Programa - O Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba foi instituído por intermédio do Decreto nº 37.234, de 14 de fevereiro de 2017, como uma ação estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais das redes públicas articulada à contrapartida do Pacto Social pelo Desenvolvimento da Paraíba, fortalecendo a cooperação entre o Estado e os 219 municípios que formalizaram a parceria, com a missão de fomentar a alfabetização na idade certa.


https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/programa-soma-auxilia-no-processo-de-alfabetizacao-com-aulas-remotas-1