Programa Volta ao Novo segue com formação de multiplicadores na rede estadual de ensino

Tocantins

26.02.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Técnicos da Seduc e assessores em orientação educacional das 13 Diretorias Regionais de Educação seguem em formação e participam de mais uma etapa do Programa Volta ao Novo, formação acerca das Competências Socioemocionais e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que acontece nesta quarta-feira, 24, por meio da plataforma digital Zoom Meeting.

A formação é uma ação do Programa Volta ao Novo, uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e o Governo do Tocantins, que tem como objetivo apoiar educadores no desenvolvimento das competências socioemocionais durante o processo de ensino aprendizagem.

A articuladora da formação no Estado, Seila Pugas, lotada na unidade Técnica de Orientação da Seduc, e que também se prepara para ser multiplicadora, destaca que o papel da formação é essencial por subsidiar os participantes na ampliação do arcabouço teórico no que diz respeito às competências socioemocionais e a integração dessa experiência no processo de construção da educação integral em tempos de pandemia.

A técnica educacional da DRE de Pedro Afonso, Selestiana Sales Moura Pereira, acredita que a formação ajudará significativamente na quebra de paradigmas educacionais. “A relevância desta formação, enquanto orientadora educacional é poder visualizar na prática as competências sociemocionais na escola e na vida, uma vez que se trata de algo abstrato, ou seja, lidar com sentimentos e emoções, bem como, moldar comportamentos e atitudes.”

O Programa está organizado em seis módulos focados em macrocompetências – Abertura ao Novo; Autogestão; Resiliência emocional; Amabilidade e Engajamento com os outros, eixos considerados fundamentais para o desenvolvimento pleno e influenciadores no desenvolvimento escolar. Participam desta iniciativa 38 profissionais da rede estadual de ensino, selecionados para posteriormente atuarem como multiplicadores nas unidades escolares no Estado.