Projeto audiovisual “Caminhando se faz o caminho: Minha vida na comunidade” é realizado na Escola Estadual Padre João Tomes

Mato Grosso do Sul

04.08.2023

Os estudantes dos 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre João Tomes, em Três Lagoas, participaram no primeiro semestre de 2023, do projeto intitulado “Caminhando se faz o caminho: Minha vida na comunidade”, sob orientação da Andresa Fernanda da Silva.

O projeto faz parte da disciplina de Eletiva III,  cuja temática permeia o tema “Caminhando se faz o caminho: minha vida na comunidade”, a qual  foi escolhida e votada pelos estudantes para ser desenvolvida semestralmente, buscando despertar habilidades relacionadas ao desenvolvimento da atitude historiadora, ou seja, o ato de pesquisar baseado nas fontes e registros históricos.

Telejornal

A escolha da culminância foi baseada no gênero audiovisual, onde os estudantes desenvolveram suas habilidades em filmar, produzir e editar um telejornal,  o que revelou uma interdisciplinaridade entre outros componentes curriculares. “Como professora, busquei orientar os estudantes sobre as características do gênero jornalístico e em seguida, de forma conjunta, fomos criando os roteiros de apresentação nas aulas”, menciona  professora Andresa Fernanda.

Além do vídeo, os alunos desenvolveram também pequenos panfletos informativos sobre as principais instituições da comunidade  da escola: Vila Piloto. Cada passo do projeto foi acordado semanalmente entre a professora e os estudantes nas aulas de eletiva III. 

Protagonismo Estudantil

“É interessante ver o envolvimento dos alunos com a comunidade escolar e conhecendo tão de perto a história  da escola que já formou seus pais e irmãos e me surpreendi com  toda a apresentação do trabalho foi direcionada e organizada pelos próprios estudantes, evidenciando, de fato, protagonismo estudantil”, relata.

 Os estudantes organizaram também um lindo painel com fotos antigas e atuais da comunidade destacando as mudanças locais, bem como as permanências.

O contato com a metodologia da história oral foi essencial em  todo o trabalho, que resultou também na confecção de um caderno de entrevistas  com os moradores da Vila Piloto e que ficarão disponíveis na biblioteca da escola para fins de consulta e estudo.

Dessa forma  os alunos estudaram a importância da história oral e sua ligação  para a realização de pesquisas, ressaltando sempre as vivências e experiências por meio da fala de pessoas que fomentam a história da comunidade e da  instituição escolar Padre João Tomes.

Confira o vídeo contendo a apresentação final do telejornal que envolveu toda a Escola e foi exibida em sessões para cada uma das turmas. O vídeo encontra-se disponível no youtube e pode ser acessado pelo link https://youtu.be/ZTKGa7L_X2A.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar