Projeto de conscientização e empoderamento é realizado em escola no Dia Internacional da Mulher

Mato Grosso do Sul

18.03.2024

A Escola Estadual José Alves Quito, que oferta educação em tempo integral, no município de Corguinho, celebrou o Dia Internacional da Mulher, por intermédio do projeto - Celebrando o Dia das Mulheres: Conscientização e Empoderamento.

“O Dia Internacional da Mulher é mais do que uma simples data no calendário. É uma celebração que reconhece a luta histórica das mulheres por direitos, igualdade e oportunidades. A data não passa despercebida, a comunidade escolar se reuniu para homenagear e reconhecer a importância das mulheres em todas as esferas da vida, é uma oportunidade para refletir sobre as conquistas alcançadas e os desafios que ainda persistem”, menciona gestora Nilcéia Gonçalves Cáceres.

Na unidade escolar os estudantes são incentivados a aprender sobre as grandes mulheres da história, que quebraram barreiras e abriram caminho para as gerações futuras. Além disso, a escola promove debates e palestras sobre temas relevantes para as mulheres, como igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência. Essas iniciativas não apenas educam os estudantes, mas também os capacitam a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

A comemoração do Dia da Mulher na Escola Estadual José Alves Quito, a partir do projeto "Celebrando o Dia das mulheres - conscientização e empoderamento" é um lembrete da importância de reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres em todos os aspectos da sociedade. É um momento para celebrar as realizações alcançadas e renovar o compromisso com a busca por um mundo mais justo e igualitário para todas as pessoas, independentemente do gênero.

CNV

A ideia do projeto foi trabalhar na metodologia da CNV(comunicação não violenta), por turmas, em círculos com o objeto da palavra, que cada professor ficou livre para estabelecer. Foram convidadas mulheres da comunidade para contar aos estudantes suas vivências. Os alunos produziram paródias, cartazes e discutiram a temática, sob seu ponto de vista.

“Com patrocínio da APM, todos ganharam um mimo doce, para homenagear essas guerreiras e o recreio, tanto do matutino quanto do vespertino contou com música ao vivo do artista Arlindinho 67, um grande parceiro e amigo da escola, para fechar com chave de ouro essas comemorações tão importantes”, finalizou Nilcéia.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar