Projeto Conexão Mundo realizou Seminário Final de Especialização sobre Educação Cooperativa com a Universidad de Modragon

Paraíba

22.09.2022

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB), por meio do Projeto Conexão Mundo, promoveu, desde segunda-feira (19) até essa quarta-feira (21), o Seminário Final de Especialização em Educação Cooperativa, realizado em parceria com a Universidad de Mondragon, da Espanha. A especialização para professores da Rede Estadual de Ensino, teve início em 29 de setembro de 2021, com aulas remotas, e foi finalizada com a apresentação dos seminários dos professores cursistas, que desenvolveram projetos educacionais a serem implantados nas salas de aula em que estão lotados.

O evento aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, em João Pessoa, e contou com a presença de 64 professores cursistas, além de gestores, gerentes regionais e corpo técnico do Projeto Conexão. As formações foram feitas pelos professores da Universidad de Mondragon, Xabier Arregi e Iker Azkue, que vieram da Espanha para ministrar as aulas. Durante os três dias, os professores participaram do seminário final de conclusão da especialização.

Iker Azkue explicou como o tema Educação Cooperativa foi trabalhado com os professores e no que se baseia esta especialidade. “Esperamos que a Educação Cooperativa seja uma ferramenta de transformação na Educação. O principal desafio para nós foi trabalhar essa temática de maneira remota, sem conhecer de perto a realidade das escolas. Mas, mesmo assim, atingimos esse objetivo por meio de reuniões e encontros online. Foi possível diagnosticar os principais desafios no aprendizado de Línguas Estrangeiras e construir, de maneira cooperativa e compartilhada, um marco pedagógico para sanar estas dificuldades, por meio dos projetos elaborados pelos professores. Educação cooperativa se baseia na identificação da realidade dos alunos para construir respostas e soluções”, comentou o professor.

A especialização teve início em outubro de 2020 e foi finalizada nessa quarta-feira (21). Por meio da formação, foram elaborados projetos que serão aplicados nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Ao longo da capacitação foram realizadas reuniões e aulas virtuais durante um ano e cinco meses, onde foram identificadas dificuldades e, a partir daí, os projetos de aprendizagem foram elaborados.

Projetos inovadores - A parceria firmada entre o Projeto Conexão Mundo e a Universidade de Mondragon trata-se de uma proposta didática inovadora que utiliza métodos e estratégias a serem aplicadas em sala de aula. A Especialização em Educação Cooperativa trabalha de forma colaborativa entre os participantes, além de criar redes e projetos compartilhados que repercutem na inovação educativa a partir do modelo pedagógico de Mondragon. Os professores desenvolveram projetos que pretendem promover o  desenvolvimento da formação dos estudantes da Rede Estadual por meio da colaboração entre formação profissional e inovação.

Jéssica Castro é professora de Língua Espanhola na Rede Estadual de Ensino e comentou sobre suas impressões sobre a especialização. “Para nós, professores de Espanhol, esta especialização foi um divisor de águas. Pela primeira vez temos uma formação internacional, e, com certeza, irá marcar nosso profissionalismo. Acreditamos que os projetos que foram elaborados vão alavancar o ensino de Língua Estrangeira na Paraíba. Esta formação em Educação Cooperativa vai contribuir para que o ensino chegue nos mais diversos lugares da Paraíba, possibilitando a esses estudantes a sonharem com intercâmbios, por exemplo”, comentou a professora.

Projeto Conexão Mundo - O Conexão Mundo é um projeto educacional que  contempla estudantes e professores da Rede Estadual por meio da oferta de cursos de idiomas e formação continuada a partir de parcerias com instituições internacionais. Além disso, o projeto ainda promove intercâmbios educacionais e formação profissional internacional para alunos e professores da Rede Estadual de Ensino.