Projeto da ETE Central Barreiros é eleita a melhor Miniempresa do Brasil

Pernambuco

24.10.2025

A Gaba Studios, formada por estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Central Barreiros, do município de Barreiros, Zona da Mata Sul, conquistou o 1º lugar nacional no programa Miniempresa, sendo considerada oficialmente a melhor do Brasil. A façanha aconteceu neste sábado (18), na Feira de Miniempresa do Findinexa Brasil 2025, realizada no Piauí, onde jovens empreendedores demonstraram o poder da inovação com propósito ao apresentar suas criações e compartilhar ideias.

A Gaba Studios é constituída por 30 alunos da ETE e em 2024 desenvolveu seu primeiro projeto, um jogo de tabuleiro pedagógico intitulado “Escolhas que Transformam”. A proposta da equipe garantiu o 3º lugar estadual entre todas as ETEs de Pernambuco. Após serem selecionados entre os dez melhores do país, eles apresentaram no Piauí o jogo Choices, uma criação inspirada na Roda da Vida, no Projeto de Vida e na importância de escolhas conscientes.

“A Gaba Studios representou com orgulho nossa escola, o município de Barreiros e o estado de Pernambuco, mostrando como o empreendedorismo jovem pode transformar ideias em impacto real. Com essa conquista, a Gaba Studios dá um passo além, levando consigo não apenas um jogo, mas uma poderosa mensagem de propósito, consciência e coragem para escolher o que faz o coração vibrar”, ressalta Klenio da S. Vanderley, gestor da ETE.

O jogo visa promover o protagonismo juvenil e apoiar a formação em Projeto de Vida e Educação Empreendedora. Através da simulação de cenários reais, os participantes fazem escolhas estratégicas e analisam suas consequências. O jogo inclui um tabuleiro interativo inspirado na Roda da Vida e cartas de comando, ação e consequência, apresentando dilemas e oportunidades nas áreas pessoal, acadêmica e profissional. A dinâmica do jogo é orientada por percursos múltiplos, determinados pelas escolhas dos jogadores, promovendo aprendizagem ativa e reflexiva.

Os estudantes do 3º ano do ensino médio Melquisedec Ferreira e Kaiky Alves foram escolhidos para representar a ETE na feira, além da premiação como melhor Miniempresa do país. Os alunos também foram agraciados com outros prêmios: Kaiky com o  1° lugar na categoria Prêmio Integra e 2° lugar no ⁠Prêmio do Circuito de Integração; e o 3° lugar para a dupla como melhor delegação. 

“O Findinexa é a maior feira de empreendedorismo jovem do Brasil, uma experiência que te desafia a inovar. Fomos divididos em grupos com pessoas de outros estados e países, participamos de palestras e competições. Ganhamos o prêmio Integra e o prêmio do Circuito de Integração por criar uma solução inovadora para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Nossa delegação de Pernambuco ganhou em terceiro lugar dentre 12 estados e 10 países”, conta Kaiky. 

Segundo Melquisedec Ferreira, na feira o trabalho foi exposto  e passou  por um processo de avaliação e além de uma apresentação com um vídeo-pitch de três minutos para uma banca de jurados. 

“Participar deste evento é algo marcante na minha vida como estudante. Me sinto realizado por saber que meu projeto pode ajudar outras pessoas. Saímos com o intuito de expandir o negócio e abrir uma empresa, porque o empreendedorismo muda a vida e transforma a dedicação e explanação de uma profissão em sala de aula em um desafio mais fácil”, revela Melquisedec. 

CHOICES – Escolhas que Transformam Jogo de tabuleiro pedagógico 

O tabuleiro do jogo é feito com materiais reciclados, como papel radiográfico e tecido maleável, sendo sustentável, portátil e durável. É socialmente inclusivo, atendendo a diversos públicos com linguagem acessível e representações de diversidade. Testes na Escola Técnica Estadual Central Barreiros mostraram alto engajamento, desenvolvimento de competências socioemocionais, autoconhecimento e análise crítica. 

A precificação é acessível para instituições públicas e projetos sociais, com pacotes para escolas privadas incluindo treinamento docente. Uma versão digital está prevista. O jogo é um protótipo funcional validado, com design, mecânica e conteúdo autorais, unindo impacto educacional a práticas sustentáveis e responsáveis, sendo uma solução inovadora para o desenvolvimento juvenil.