Projeto da rede estadual conscientiza alunos para educação ambiental

Pará

06.06.2023

Para promover a consciência ambiental entre os alunos e a comunidade escolar, a Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, desenvolveu o projeto “Escola a Caminho da Sustentabilidade”, que tem como objetivo ampliar e fortalecer as práticas sustentáveis, além de tornar a escola uma referência em sustentabilidade, servindo de modelo para outras instituições de ensino. A unidade foi uma das escolas que conquistaram certificado da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) pelas práticas ambientais realizadas entre os alunos, durante o lançamento da Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, nesta segunda-feira (5), em Belém. 

Dentre as principais ações realizadas pela escola está a implantação de um corredor verde, construído com módulos verticais feitos com garrafas pets, a criação de uma horta com pneus e o manejo de resíduos orgânicos, como folhas e outros para um sistema agroflorestal já implantado na escola.

O estudante Caio Vinícius de Oliveira é aluno do 7º ano,  e destacou a satisfação em participar da iniciativa. “Estou gostando muito das aulas do projeto, estão me ensinando a cuidar das plantas e do meio ambiente. Já até ajudo minha madrinha a plantar nossos cactus em casa”, disse entusiasmado.

As ações visam não apenas melhorar a qualidade do ambiente escolar, mas também promover a conscientização dos alunos sobre a importância da conservação ambiental, da redução do descarte inadequado e do reaproveitamento de materiais.  

A aluna Ana Clara Mafra, cursa o 7º ano e avalia o projeto como muito positivo para o aprendizado e conscientização ambiental dos alunos. “As aulas práticas do projeto são muito interessantes pois nos fazem olhar os resíduos sólidos e o meio ambiente de outra forma. Assim como estamos aprendendo, podemos também ensinar os outros, até pensando nas gerações futuras”, declarou.

Na manhã da última segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a escola participou, no Hangar Centro de Convenções, do lançamento da “Política Pública de Educação para o Meio Ambiente”. A unidade montou uma exposição do seu projeto “Escola a Caminho da Sustentabilidade”.

O professor Augusto César Silva, coordenador do projeto, ressaltou que a ideia é tornar a Escola Estadual Cordeiro de Farias uma referência em práticas sustentáveis dentro da rede, por meio das ações e projetos já estabelecidos.

Os estudantes expuseram os trabalhos durante o lançamento da Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, na segunda-feira (5), no Hangar - Centro de Convenções, e receberam o reconhecimento da Seduc. “Buscamos liderar pelo exemplo e inspirar outras instituições. Com novas parcerias estratégicas e o envolvimento da comunidade, esperamos fortalecer o movimento em favor da sustentabilidade”, afirmou o professor Augusto César.

 

Texto: Clayton Santos / Ascom Seduc