Projeto de alfabetização no campo alfabetiza mais de 2,4 mil agricultores

Rio Grande do Norte

16.12.2021

Mais de 2.440 agricultores e agricultoras familiares potiguares encerraram nesta terça-feira (14) um ciclo de muito aprendizado: o Projeto de Alfabetização com Qualificação Social e Profissional, iniciativa do Governo do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. O programa baseado na proposta pedagógica de Paulo Freire alfabetizou 72% dos inscritos e transformou a vida de milhares de jovens e adultos. A cerimônia de encerramento aconteceu na Escola de Governo e contou com entrega de certificados e apresentações culturais.

“É motivo de muita alegria estar aqui hoje, porque aprendemos e também ensinamos muito. Aprendemos não só a escrever o próprio nome e ler, mas também a cuidar da terra, e ganhar qualidade de vida comendo o que plantamos na nossa própria horta. Todos aqui vivemos da agricultura e aprendemos a cuidar ainda mais da terra”, destacou a agora alfabetizada Cláudia Virgínia da Silva, moradora da comunidade Riacho do Sangue, em Macaíba, representando todos os alfabetizandos inscritos no curso.

A ação teve como objetivo principal oferecer alfabetização integrada à qualificação social e profissional aos jovens e adultos agricultores e agricultoras familiares, que vivem no campo e tiram dele o seu sustento. O processo de alfabetização foi acompanhado de um trabalho com eixos articuladores que colocaram em foco temas como a agricultura familiar, agroecologia, cidadania e questões de gênero.

O projeto recebeu 2.442 inscrições, das quais 51% foram de mulheres, superando o objetivo inicial de receber 30%. Setenta e seis por cento das mulheres inscritas foram alfabetizadas, 6% a mais do que o objetivo inicial; e 72% dos alunos terminaram o curso alfabetizados, alguns encaminhados inclusive para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram contratados 217 educadores, que receberam formação continuada e trabalharam durante oito meses em 27 municípios e 83 comunidades.

“No ano do centenário de Paulo Freire, não há forma mais viva de celebrá-lo do que com esse projeto. Vocês já tinham o saber e com esse programa tiveram acesso a ferramentas para multiplicar o conhecimento e alcançar cidadania. Essa é uma conquista importante para o nosso Governo e vocês todos estão de parabéns”, disse o vice-governador Antenor Roberto, ao se dirigir a uma plateia repleta de alfabetizandos.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, destacou a emoção do momento para todos aqueles que lutam pela educação. “Quando chegamos ao governo, a professora Fátima nos deu a missão de destravar todas as ações do Projeto Governo Cidadão que tinham problemas. Essa era uma delas. Em um esforço integrado, tiramos do papel e hoje vivemos este momento gratificante de encerrar o ano com resultados tão expressivos na educação. Esta é uma área prioritária para nosso Governo porque nosso povo merece e tem direito ao entendimento do mundo e da palavra”, disse, fazendo referência à  uma frase de Paulo Freire.

Entre as comunidades atendidas pela ação, estão beneficiários indígenas, do MST, FETRAF, de religião africana, quilombolas, pescadores, marisqueiras, assentamentos e acampamentos. As aulas aconteceram em espaços como escolas estaduais e municipais, sindicatos, barracões de acampamentos, sede de associações, galpões, centro comunitários, entre outros.

A secretária adjunta de Educação, Márcia Gurgel, parabenizou as equipes envolvidas na iniciativa e reforçou que a alfabetização não é esmola, e sim um direito social de todos os potiguares. “A nossa responsabilidade de garantir o direito à educação a todo o povo do Rio Grande do Norte segue firme. Este é um compromisso do qual não abriremos mão”, acrescentou. O Governo contou ainda com parceiros como Funcern e Ação Educativa para concretizar a ação. No total, foram investidos cerca de R$ 3 milhões.