Projeto de Café Literário promove o prazer pela leitura na EE Amélio de Carvalho Baís, em Campo Grande

Ensino Médio Integral

07.08.2019

Campo Grande (MS) – Os estudantes da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, localizada na Capital de Mato Grosso do Sul, tiveram a oportunidade de participar de uma importante atividade voltada para a valorização da literatura neste mês de agosto. Realizado pela segunda vez, o “Café Literário ACB: do clássico ao moderno”, é uma iniciativa da própria escola, que faz parte das unidades que trabalham com a oferta do Ensino Médio em Tempo Integral – Programa Escola da Autoria - no Estado desde o início da proposta, implantada pela atual gestão.

O projeto, que contou com a organização de professores da área de linguagens e apoio da coordenação e direção da EE, teve como finalidade apresentar os grandes autores da literatura por meio de expressões artísticas, com objetivo de despertar o interesse e o prazer pela literatura, bem como pela arte de representar. “Entre os objetivos da proposta está a promoção do hábito da leitura de diferentes gêneros, ofertando ao aluno a possibilidade de ampliação do vocabulário, o contato com diferentes formas de escrita, a percepção da estrutura de diferentes gêneros literários e a capacidade de se expressar”, disse o diretor da escola, Paulo Castaldelli.

Durante os três dias de evento, realizado no período matutino, as atividades foram destinadas apenas aos alunos, com a apresentação científica dos trabalhos por meio de banners. As turmas de 1º ano trabalharam com os movimentos literários Trovadorismo, Humanismo e Quinhentismo. Os estudantes do 2º ano se voltaram para o Romantismo e Realismo e, por fim, as turmas de 3º ano, ficaram com o Pré-Modernismo e Modernismo.

No último dia de ação, no período noturno, foi a vez de abrir espaço e convidar a comunidade. Foram realizadas apresentações culturais, tais como peças teatrais, danças, declamações de poemas e apresentações musicais realizadas pelos estudantes.