Projeto de escola em Sergipe leva conhecimento de química através das redes sociais

Sergipe

04.06.2019

O Projeto Química na Rede, desenvolvido por alunos do ensino médio do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos, em Aracaju, está fazendo sucesso entre os jovens. Através da rede social Instagram, os estudantes criaram o perfil @quimicanarede, onde três vezes por semana postam algo relacionado à disciplina.

De acordo com a professora Suellen Cunha, o projeto é realizado em parceria com a Residência Pedagógica da UFS. Ao todo, 15 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio se empenham na ação. Às segundas-feiras, os alunos do 1º ano postam uma dica sobre Química no Instagram. Nas quartas-feiras, os alunos do 2ٹ ano postam uma curiosidade. E nas quintas-feiras é a vez do grupo do 3º ano, que posta um Quiz (questionário) sobre Química, sendo que as respostas são divulgadas nas sextas-feiras.

Além dessas ações, nas manhãs da terças-feiras os alunos promovem algum experimento sobre Química no laboratório da unidade de ensino. Nesses experimentos são abordados temas que sejam relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O projeto Química na Rede inicialmente seria um blog, mas optamos por outra ferramenta. Estamos trabalhando com a rede social Instagram porque, atualmente, é a que mais atinge os adolescentes. Com a linguagem dos adolescentes, eles conseguem passar os conceitos químicos abordados em sala de aula. É o conhecimento sendo passado por jovens para jovens, despertando neles um maior interesse por essa disciplina”, explicou a professora.

Disseminando o conhecimento

Através do perfil @quimicanarede no Instagram, os alunos do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos têm disseminado o conhecimento científico de uma forma mais interativa. É o que pensa a aluna Kauanny Monique, do 3º ano. “Sempre gostei muito de Química e o nosso projeto é para mostrar os conhecimentos de uma forma mais dinâmica. Muita gente acha essa disciplina meio chata e a gente quer mostrar que ela pode ser divertida também. Queremos passar o conhecimento para as pessoas e dar a oportunidade para que elas possam dividir o que sabem com a gente”, disse.

Quem também apoia o projeto é o seu colega, Marcos Dantas. “É importante a gente repassar os nossos ensinamentos para as outras pessoas. E essa é uma maneira de a gente expandir a área da Química nas escolas. O Instagram é uma ferramenta bastante útil porque, hoje em dia, quase todos os jovens têm perfil nessa rede social, então é uma forma muito eficiente para disseminar o conhecimento”, declarou.