Projeto de escola estadual em penedo é selecionado em concurso do instuto Natura

Alagoas

24.11.2023

A Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, de Penedo, vai representar Alagoas na seleção Boas Práticas, promovida pelo Instituto Natura, onde concorreram escolas de ensino médio integral de mais de 20 estados do Brasil. O projeto selecionado foi o de alunos da 1a série do ensino médio intitulado A desinformação sobre os crimes cibernéticos: propagação de fake news por parte dos estudantes.

Os trabalhos selecionados pelo projeto do Instituto Natura serão publicados na Coletânea Rodas de Conversa 2023, que será encaminhada para todos os 22 estados parceiros e disponibilizada no site do Instituto Natura e, esporadicamente, em suas redes sociais.

CONSCIENTIZAÇÃO

Segundo a diretora-geral da unidade, Cícera Santos da Silva, o tema surgiu entre os estudantes e a professora Elaine Santos após a onda de ameaças digitais a escolas no país no início de 2023. “Foram tempos complicados e inclusive nós também recebemos falsas ameaças. Após esse episódio, recebemos visitas e palestras educativas da Promotoria de Justiça e da polícia, e isso fez despertar o interesse dos alunos sobre o tema. Não se pode entender a internet como ambiente de impunidade”, frisou.

 

 

 

O projeto traz como proposta tornar o ambiente digital que envolve as escolas seguro por meio de uma cultura de paz, contando com o envolvimento de alunos, professores, gestores, funcionários e pais para a promoção de uma relação de respeito.

 

ORGULHO

A diretora também afirmou que o reconhecimento do Instituto Natura mostra que o ensino público de Alagoas atravessa um bom momento. “Ficamos muito orgulhosos. Sabemos do nosso trabalho e essa indicação é uma das provas de que estamos seguindo o caminho certo. Fico feliz, mas não surpresa. Sei do potencial desses meninos”, reforçou Cícera.

Henrique Pereira/Ascom Seduc  Fotos: Valdir Rocha/Ascom Seduc