Projeto de escola estadual do Pará forma mais de 30 estudantes em curso de inglês gratuito

Pará

15.12.2023

Mais de 30 alunos do ensino médio da Escola Estadual Doutor Justo Chermont, localizada no bairro da Pedreira, em Belém, recebem no próximo sábado (16) o certificado de formação do  curso de inglês "InEnglishJC", projeto realizado de forma gratuita pela unidade, em parceria com o Programa Residência Pedagógica da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O "Projeto Linguagens do Programa de Residência Pedagógica 2023" está presente na escola há 15 meses sob a coordenação da professora e doutora Erika Castro, da Uepa, tendo como representante na unidade a professora de língua inglesa Raíssa de Deus.  

Nesta segunda fase, o curso formará 35 alunos, que durante nove meses frequentaram a escola aos sábados e participaram de aulas inovadoras de língua inglesa com material autoral, desenvolvido pelos residentes e a professora, voltado à realidade social e regional dos alunos do curso. O projeto conta com a atuação de residentes graduandos do curso de Letras - Língua Inglesa, da Uepa, que sob a coordenação da professora, mediaram atividades em turmas do ensino médio da escola.

"Não esperava que tivéssemos uma repercussão tão boa das atividades com nossos alunos, já apresentamos em congressos como Encontro Nacional de Linguística Aplicada, também participamos de eventos promovidos pela embaixada americana junto ao CCBEU como o MakerDay Brazil e o evento Programação Plugada - Hour Of Code. Mas o melhor retorno é a satisfação dos alunos em relação ao próprio desenvolvimento linguístico em língua inglesa e maior sociabilidade entre os alunos, pois eles estudam com alunos de diferentes turnos e turmas. Isso tudo foi possível graças ao apoio inesgotável da direção da escola e claro, a dedicação e competência dos residentes e da coordenação do projeto", disse a professora Raíssa.  

O curso ajudou estudantes como Ana Karolina Ferreira Paiva, do primeiro ano do ensino médio da unidade, que agora possui conhecimentos em um segundo idioma. "O curso me ajudou a entender palavras novas no idioma, que eu nem sabia que existiam na língua inglesa, vocabulários, enfim, aprendi a me soltar porque a gente tinha que falar uma nova língua na frente de todos. No curso também  vi que tem outras maneiras de aprender inglês, não só a gramática, a padrão e chata. A gente aprendeu com vídeos, com os professores, então foi uma experiência muito gratificante esse ano todo. Mas foi uma experiência gratificante e o curso me ajudou bastante. E agora é só crescer daqui para frente", destacou a estudante. 

“O curso InEnglish me ajudou a melhorar o meu inglês e também me apresentou um leque de  oportunidades interessantes que antes eu acreditava não ser capaz de conseguir. O projeto nos ajudou a melhorar e aprender coisas novas da língua inglesa, além de apresentar mais oportunidades", completou o estudante Rayan Nicolas, que também frequentou o curso. 

A cerimônia de encerramento do curso será realizado neste sábado (16), na quadra da escola, com a participação da comunidade escolar, e entrega de certificados aos 35 estudantes.  "O curso InEnglishJC, foi mais que um simples projeto, ele foi um presente dado a todos os que o integram. Sinto-me muito orgulhosa de ter feito parte de um pedacinho do início da trajetória acadêmica de cada aluno do curso" finalizou Thais Pacheco, residente e professora regente do curso. 

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc