Projeto de escola no Centro Sul de Sergipe aproxima comunidade e revitaliza áreas de convivência

Sergipe

07.12.2017

Por: Sílvio Oliveira

Intervir, revitalizar e conscientizar são as propostas do projeto "Revitalizando o Espaço Escolar: O Protagonismo Estudantil Invadiu os Muros da Escola", idealizado por professores e alunos do Colégio Estadual Abelardo Barreto do Rosário, localizado em Tobias Barreto, região Centro Sul de Sergipe. O projeto iniciado em novembro de 2017, e que terá sua culminância nesta sexta-feira, 8, mudou o aspecto físico das áreas de convivência da unidade escolar e aproximou a comunidade do entorno da escola e os pais de alunos com às questões pedagógicas e escolares.

Stella Regina Cárceres, professora de Artes e uma das coordenadoras do projeto, conta que a iniciativa partiu de um único projeto voltado para a semana da Consciência Negra, mas que os rumos das ações ganharam maior proporção, envolvendo mais dois projetos da escola: o da revitalização e o da gincana esportiva.

"Juntamos três projetos. Envolvemos todos os alunos da escola, do 6º ano Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, depois os pais de alunos, a comunidade, os profissionais liberais da cidade, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação. Cada equipe da gincana ganhou um nome de uma país africano e caímos em campo para revitalizar e intervir com criatividade e arte", explicou.

A comunidade entrou com as doações de material para reutilização, a exemplo de pneus, garrafas pets, materiais de construção; os alunos se dividiram em grupos de intervenção pedagogicamente planejados através de uma gincana cultural e os professores e pais de alunos "caíram em campo" como motivadores e formadores de parcerias extraescolar. O resultado: os muros da escola receberam painéis artísticos, nos jardins foram construídos parques e bancos de materiais reciclados, tudo isso com a orientação de profissionais da Arquitetura e da Engenharia da comunidade.

Metodologia

Os alunos foram divididos em equipes sob às coordenações dos professores Stella Regina Cárceres Teixeira, Roniclecia de Oliveira, Tânia Silva Nascimento, Ravel Pedro dos Santos,  e por meio de um cronograma de ações religiosamente cumpridos através de uma gincana pedagógica,  foram planejadas as ações por turmas e em conjunto, a exemplo das palestras "Plante uma árvore" e "Orgulho Negro", da oficina de Grafitagem,  e das tarefas "Projetando a Revitalização", "Os 3 Rs da Revitalização", "Aproximando à Comunidade" e "Contabilizando a Revitalização". 

Nesta sexta-feira, 8, os espaços revitalizados serão oficialmente entregues à comunidade geral e no dia 11 e 12 de dezembro, às 8h, a gincana continuará, desta vez, somente com atividades desportivas. "Pretendemos manter agora o espírito da preservação e conscientização ambiental", afirma Stella Cáceres.