Projeto de lei proposto por aluno de Roncador é vencedor do Geração Atitude 2023

Paraná

13.11.2023

O projeto de lei de autoria de Robson Silva de Quevedo, aluno do Colégio Estadual General Carneiro, município de Roncador, Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, foi o vencedor entre 32 proposições  elaboradas por estudantes das escolas da rede estadual do Paraná no projeto Geração Atitude: ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), Ministério Público do Paraná (MP-PR), Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Tribunal de Justiça do Paraná e Governo do Estado, que tem por objetivo despertar o interesse dos jovens para temas como: cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

A premiação aconteceu na manhã desta quarta-feira (08) após sessão plenária especial na qual os alunos, representando os Núcleos Regionais de Educação do estado, defenderam as propostas na tribuna da Assembleia Legislativa, na última etapa do  programa, denominada Caravana da Cidadania.

O aluno elaborou, sob supervisão da professora Veronice Divino, uma proposta que pretende instituir em toda a rede estadual de ensino do estado, programas sociais voltados à capacitação e ao direcionamento técnico-profissional dos estudantes, por meio de testes vocacionais. Além disso, a proposta também sugere a criação da “Semana Estadual da Conscientização Profissional”. “A ideia é que os testes vocacionais (presenciais ou online),  sejam ofertados gratuitamente pela Seed-PR, apresentando orientações sobre carreiras para os estudantes, por meio da realização de palestras e eventos ministrados por profissionais de diferentes áreas”, defendeu. 

O projeto pode ser apresentado pela Mesa Executiva da Casa de Leis e, eventualmente, implementado no estado, como já ocorreu em outras edições do programa. “Se isso acontecer, vou ficar muito feliz em ter contribuído para que os alunos possam ter ferramentas para escolher que profissão seguir”, afirma. 

Os outros dois projetos das 2ª e 3ª colocações também tiveram como foco propostas para a área da educação. O trabalho de Jonas Jorge Guerra, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, do município de Inajá, NRE de Paranavaí, prevê a disponibilização - pelo Governo - de cursos preparatórios para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas públicas, e conquistou 2º lugar na premiação. Para a elaboração do trabalho, Jonas contou com a orientação da professora Mariana Cardoso Baski. “Minha ideia foi viabilizar uma forma de proporcionar aos alunos de escolas públicas, mecanismos para que se preparem melhor para as provas”, justificou. 

A terceira colocação ficou com o projeto de  Lara Cristina Flametti Manfredi, do Colégio Estadual do Campo Flor da Serra, município de Realeza, NRE de Francisco Beltrão, sob a supervisão do professor Fernando Mantela dos Santos. O projeto prevê a inserção, no currículo das escolas do campo, de aulas sobre temas ligados à zona rural, como segurança rural, produção de alimentos orgânicos e manejo de animais de médio e grande parte, entre outros, por meio de convênios com universidades, por exemplo. “Sou moradora do meio rural e gostaria de não precisar sair de lá para buscar trabalho no futuro”, afirmou. 

 

Sobre o Geração Atitude - O projeto Geração Atitude está na 8ª edição e é realizado em parceria pelo Governo do Estado,  por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seed-PR), Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Justiça (TJ). Em 2023, o projeto recebeu mais de 400 propostas desenvolvidas por estudantes da rede estadual de ensino. “Essa etapa em que eles vieram para a capital, visitaram as sedes dos órgãos públicos e apresentaram seus projetos é o ápice de um trabalho que acontece desde o início do ano em sala de aula. Estamos muito felizes com o nível dos projetos apresentados pelos alunos. Nosso balanço é muito positivo”, ressalta Ronise Feuser, coordenadora do Geração Atitude na Seed. “E O resultado não se resume aos 32 projetos que foram apresentados hoje, mas faz parte da construção da cidadania nestes alunos em um trabalho que vai se multiplicar”, complementa. 

O professor Dilvano Leder de França, técnico pedagógico do Departamento de Programas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, explica como se deu a escolha dos alunos do programa Geração Atitude para a etapa final, a Caravana da Cidadania e de como ele foi aplicado nas escolas. “O programa é feito em várias etapas e elas incluem, primeiramente, o trabalho com os professores na escola, com o Guia do Cidadão, quando se trabalha temáticas que envolvem cidadania, o processo de não corrupção e voto. Além disso, eles recebem a visita nas escolas dos promotores da equipe do Ministério Público, que fazem uma palestra e tiram dúvidas. A partir daí, eles começam, então, a elaborar os projetos junto com os professores. Nesta edição, foram mais de 20 mil alunos participando.Milhares de projetos foram elaborados e a escola monta uma comissão de professores,  e  equipe pedagógica, que elegem os três melhores projetos. Estes são submetidos à Assembleia Legislativa e aí chegamos aos 32 que estão aqui hoje”, conta. 

 “Com esse processo, os estudantes passam a conhecer o que é um projeto de lei, como ele é construído, como se dá o processo democrático. Quando eles estão produzindo a ideia e transformando-a em proposta, isso forma cidadãos mais conscientes sobre política” , diz o diretor legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, o anfitrião do grupo na Casa Legislativa. 

 

Maratona - O grupo chegou a Curitiba no início da semana. No  primeiro dia de trabalho, os alunos e professores visitaram a sede do Ministério Público e do Poder Executivo, o Palácio Iguaçu. Assistiram  palestras e entenderam mais sobre as funções e obrigações de cada uma das  instituições. Após a apresentação dos projetos no Plenário da Assembleia Legislativa, o grupo visitou o Museu Oscar Niemeyer (MON). “Eu adorei cada um dos momentos que passei aqui. Me senti um pouco protagonista desse processo mesmo. Tudo muito enriquecedor”, resumiu Ana Luisa Possetti Godoi, do Colégio Machado de Assis.