Projeto de leitura de Sítio Novo do Tocantins transforma e incentiva o hábito de leitura dos estudantes

Tocantins

15.03.2024

A Escola Estadual Manoel Estevão de Souza, de Sítio Novo do Tocantins, conquistou, com o projeto “Aluno Leitor”, o 3º lugar no Prêmio Escola Que Transforma, na categoria Escola de Ensino Fundamental Educação Regular/Parcial - Anos finais do ensino fundamental – esfera estadual.

O projeto surgiu com o objetivo de mostrar aos estudantes como a leitura pode beneficiar em diversas áreas, transcendendo a habilidade de ler. Os alunos escolhiam seus próprios livros para ler em casa e na semana seguinte apresentar aos colegas. Além do incentivo à leitura, antes das apresentações a professora responsável pelo projeto ensinou técnicas de respiração para ajudá-los a gerenciar suas emoções e reduzir a ansiedade.

A professora de Língua Portuguesa, Arianne Menezes, explica que o projeto surgiu da necessidade de trazer os estudantes para a biblioteca e despertar o gosto pela leitura. “Eles tinham o direito de escolher o livro que quisessem, faziam a leitura em casa e na semana seguinte apresentavam o que eles acharam de mais interessante no livro. E aí tivemos etapas mensais de premiação. Eles recebiam medalhas todos os meses e isso foi motivando e incentivando”.

A educadora conta que recebeu um retorno positivo das famílias, que notaram um aumento no interesse dos estudantes pela leitura. “Algumas mães compartilharam que os alunos deixaram de lado até o celular para se dedicar à leitura. Eles gostaram de viajar nas histórias do livro e sentiram prazer em compartilhar com os colegas. Sabemos  que a leitura é a base de tudo, e depois que se tornou um hábito, os alunos desenvolveram um interesse maior por outras disciplinas, além do avanço no desempenho escolar”, pontuou.

Para o estudante João Pedro Resplandes Pereira, de 15 anos, a ideia de ler um livro e depois apresentá-lo para a turma foi o que o atraiu para o projeto, que o ajudou a vencer desafios pessoais. “Tem me ajudado muito na escrita, no diálogo e no vocabulário. Além disso, também me ajudou a formar muitas amizades, pois as pessoas me procuravam para mostrar a apresentação e pedir dicas, e eu sempre incentivei eles a continuarem. Eu tenho uma amiga que tem um pouco de ansiedade na hora de apresentar o livro, sempre me pergunta como foi. Tento, ao máximo, encorajar ela a nunca desistir”, contou.

A estudante Mirella Santos Bonfim, do 8° ano, relatou que passou por uma grande transformação desde que começou a participar do projeto de leitura. “Eu demorei para participar, porque eu era muito tímida, não tinha nenhuma amizade, mesmo querendo alguma coisa me impedia. Eu lia os livros e me imaginava lá na frente apresentando. O João Pedro me incentivou a participar, e a professora Ariane me encorajava e me ajudava a ficar menos ansiosa”, revelou.

“Por causa do projeto eu comecei a escrever histórias também, me expressando e colocando parte de mim nos personagens”, compartilhou a jovem.

 

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins