Projeto de Leitura muda a realidade de jovens piauienses

Piaui

05.09.2019



A pouco mais de 300 km ao sul da capital Teresina (PI), na cidade de Picos, um projeto de leitura vem mudando a realidade dos alunos do 6º ano da Unidade Escolar Ozildo Albano, que atende 230 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio. A professora de Língua Portuguesa, Karlya Barros, há um mês começou a desenvolver o prazer em ler e escrever nas crianças. Esse é o tema do projeto que tem um prazo de 4 meses para o desenvolvimento das mais variadas atividades como: leitura e escrita; fichas de Leitura, procedimentos de leitura; produção e revisão de textos e confecção de painéis, entre outras.


"O projeto de leitura em nossa escola é uma constante, mas dessa vez podemos ver uma efetividade dos alunos no sentido de perceber e interpretar os fatos. Eles dramatizaram, contaram, fizeram sua própria versão da leitura", relata a diretora Raimunda Monteiro, que reconhece a importância de projetos como esse.



Tendo em vista a dificuldade de leitura, interpretação e produção de textos, a professora Karlya Barros, entendeu que era preciso colocar em prática artimanhas que despertassem o interesse do aluno para o mesmo. "A leitura é considerada uma prática indispensável no processo de ensino-aprendizagem, porque favorece o desenvolvimento das habilidades cognitivas e, ao mesmo tempo, oportuniza e desperta o interesse pela busca de conhecimento", explica a idealizadora do projeto.



Em uma cidade próxima, o projeto "Eu gosto de ler" vem atraindo jovens do município de Sussuapara para o mundo da leitura. Na Unidade Escolar Helvídio Nunes, a professora Lucimar Veloso entrega obras literárias para os alunos e dá um prazo para eles ilustrarem a obra em exposição. Entre maio e junho, todos os alunos do 6º ao 9º ano fizeram apresentações. Diante do sucesso na escola, a próxima etapa do projeto já tem data marcada para novembro.


"Após um levantamento, percebemos que os alunos tinham uma deficiência na leitura e escrita, por isso o projeto veio para resolver essa questão", ressalta a diretora, Geni da Silva.



ESCOLAS TAMBÉM SE PREPARAM PARA O SAEB


O interessante é que os projetos de leitura também reforçam a preparação para as provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do Saepi (Sistema de Avaliação Educacional do Piauí), pois reforçam conteúdo de uma das disciplinas cobradas nos exames. "Essas provas externas são importantes porque elas nos mostram como estão nossos alunos nas disciplinas de Português e Matemática, pois a partir delas é que o aluno tem o poder de compreender todas as outras e pode se tornar esse ser humano crítico capaz de contribuir positivamente nessa sociedade que o cerca. Nós acreditamos que quando o aluno é capaz de ler, de interpretar e fazer uma crítica, ele é capaz de compreender todas as outras disciplinas", confirma a diretora Raimunda Monteiro.


Para ajudar na preparação do Saeb na Unidade Escolar Helvídio Nunes, os professores também estão focando em questões específicas da prova.


A prova e amostra do Saeb serão realizadas em todo país do dia 21 de outubro ao dia 1º de novembro. A avaliação é responsável por diagnosticar a proficiência dos alunos nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.


Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).



MAIS PROJETOS


Em comemoração ao dia nacional do folclore, os alunos da Unidade Escolar Ozildo Albano, em Picos, realizaram nesta semana uma feira com várias apresentações artísticas culturais, desde brincadeiras folclóricas a lendas e literatura de cordel.


O diferencial da feira é que tudo foi confeccionado pelos próprios alunos, iniciando pela ideia e planejamento até chegar à execução.