Projeto de Robótica abre turmas para estudantes da Rede Estadual

Piaui

10.03.2023

Com o objetivo de levar o conhecimento e expansão na área de Robótica, Eletrônica e Programação para estudantes das escolas da Rede Estadual, o projeto de Robótica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu turmas para cursos de Robótica em 10 polos de Teresina e 12 polos em 10 municípios do Piauí.

As aulas iniciais da oficina foram iniciadas no último sábado, 04 de março. Os pais dos alunos interessados em participar das oficinas de Robótica podem procurar qualquer um dos polos disponíveis para efetuar a matrícula até o fim do mês de março.

Cada escola da rede de Teresina ou do interior do Piauí selecionou um professor lotado na mesma, que já tenha feito o curso de robótica, para realizar as oficinas semanalmente. Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a 2º série do Ensino Médio dos turnos da manhã e tarde, poderão participar da oficina, no turno oposto, com no mínimo 6 alunos e no máximo 12 por turma.

Nas escolas de tempo integral as oficinas serão realizadas no sábado pela manhã das 8:00 às 12:00 ou em duas tardes de segunda a sexta das 16:00 às 18:00. A oficina não possui valor de disciplina eletiva e não pode ser ministrada no mesmo horário.

Ao final da oficina o aluno irá elaborar seu próprio experimento tecnológico para ser apresentado em exposições de Robótica, além de ser contemplado com uma certificação de curso emitida pelo Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF), com uma carga horária de 60 horas no semestre.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Ranildo Lopes, ao final do curso, os estudantes estarão aptos profissionalmente para seguir com a área de tecnologia. ”Nas oficinas dos cursos de Robótica, os alunos tem a oportunidade de conhecer novos componentes eletrônicos, novas tecnologias, novas programações e novos instrumentos, dentro da Robótica. Ele tem a possibilidade de desenvolver projetos para sua vida diária. Sem falar nos conhecimentos tecnológicos que ele terá que adentrar de computação, de programação, e descobrir novas áreas de tecnologia. Ao final do curso, ele receberá um certificado da Uespi e Seduc, proporcionando uma iniciativa a uma vida profissional na área de tecnologia, que é tão exigida hoje em dia”, afirma.

O Projeto de Robótica da Secretaria de Estado da Educação tem implantado oficinas de Robótica em mais de 30 Escolas Públicas Estaduais do Piauí, direcionada a mais de 15 professores do interior e 15 de Teresina, e alcançando mais de 300 alunos. Atualmente, os professores da rede recebem treinamento contínuo da Equipe Maker, e os mesmos ministram oficinas de Robótica nas Escolas Polos, onde são ministradas as aulas de Robótica aos alunos da Rede Estadual.

Confira os cursos e polos disponíveis aqui.