Projeto do Atheneu Sergipense é premiado em encontro internacional de educação midiática

Sergipe

27.05.2025

Realizado pelo Centro de Excelência Atheneu Sergipense, o projeto Clube de Checagem Observa! (Observatório de Desinformação) ficou em terceiro lugar na premiação #FakeToFora, durante o 3° Encontro Internacional de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta, com apoio das empresas de tecnologia Google e YouTube. O reconhecimento foi recebido nesta sexta-feira, 23, na Casa Thomas Jefferson, em Brasília, pelo ex-professor da instituição, Ronney Marcos.

Com a iniciativa, ele e o professor Yuri Norberto, juntamente com alunos do Atheneu Sergipense, desenvolveram atividades voltadas à checagem e à leitura crítica de informações durante o período das eleições municipais de Aracaju em 2024. 

O Clube de Checagem Observa! do Atheneu foi realizado com turmas de 3ª série do Ensino Médio em 2024 e teve três objetivos: promover a leitura crítica de mundo, promover o uso consciente das redes sociais e incentivar a reflexão sobre o que compartilhamos online.

O Observa! firmou um consórcio com segmentos do jornalismo em Sergipe e a Liga de Ciências de Dados da Universidade Federal de Sergipe (Ladaya) para checar as informações. Um grupo do projeto ficou responsável por monitorar discursos de ódio contra mulheres nas redes sociais (o Observa! Delas), inclusive esse braço do projeto foi selecionado pela Fapitec, contando com bolsas para os estudantes participantes.

Um outro grupo do Observa! ficou responsável por monitorar as redes sociais (X, Instagram, Facebook) checando informações falsas sobre os mais diversos assuntos: Meio Ambiente, Política, Saúde, Educação, entre outros.

O projeto culminou na sabatina com os candidatos à Prefeitura de Aracaju, em que os alunos que participavam do projeto (checadores) acompanharam as respostas dadas pelos candidatos e analisaram a veracidade do que era dito pelos postulantes ao cargo.

“Antes disso, os alunos leram o plano de governo de todos os candidatos para poderem se apropriar deles. Cada candidato ficou em uma sala, foram sabatinados com a presença dos checadores”, contou o professor. 

Para Ronney, receber o Prêmio #FakeTôfora é uma honra imensa e um marco na trajetória como educador. “Poder representar a educação pública sergipana, especialmente, o trabalho potente das escolas em tempo integral, reforça a importância de iniciativas que promovem o pensamento crítico e a cidadania digital entre os jovens”, afirmou.

O professor Ronney avaliou a educação midiática como uma ferramenta essencial para formar estudantes mais conscientes, capazes de questionar, analisar e interagir de forma ética com a informação. “Estou profundamente feliz por ver nosso trabalho reconhecido nacionalmente, de representar cada um dos estudantes que participaram do projeto! Que foram protagonistas, que fizeram acontecer! Esse prêmio é de cada um deles”, completou.

Também receberão a premiação os professores José Hiago Soares, de Salgadinho, na Paraíba, e Manoel Messias da Silva, de João  Pessoa, também na Paraíba.

A premiação 

O Prêmio #FakeToFora é voltado aos professores dos anos finais do ensino fundamental (8° e 9° anos) e também do ensino médio de todo o país. A iniciativa reconhece educadores que implementaram clubes de checagem com suas turmas em 2024.

Baseado no Projeto #FakeTôFora – Quem vota se informa, programa de educação midiática política do Instituto Palavra Aberta, que oferece materiais gratuitos e orienta a formação de um clube de checagem na escola, o Prêmio #FaketoFora 2025 premiou as três primeiras iniciativas vencedoras com R$ 10 mil.