Projeto educacional “Mentalidades Matemáticas” é lançado em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

27.09.2023

Secretários municipais de Educação de Mato Grosso do Sul, coordenadores regionais de Educação, técnicos e professores de Educação Infantil da rede pública participaram, na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Formação Professora Doutora Mariluce Bittar, do lançamento do projeto educacional intitulado “Mentalidades Matemáticas”

O evento é uma realização da SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da FABEB/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Itaú Social e Instituto Sidarta.

De acordo com a diretora presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, o objetivo é fomentar a qualidade e a equidade educacional, por meio da formação continuada de professores da educação infantil, na proposta de uma matemática visual, criativa e significativa.

“Trabalhamos com amor à educação, com responsabilidade social e ambiental, com base em evidências, não em achismo, com inclusão social, digital, inovação, diversidade, ousadia, ética, trasparência e, acima de tudo a equidade. O trabalho com a matemática é claro e evidente, pois se não investirmos na Matemática não alcançaremos o objetivo da aprendizagem com qualidade e equidade”, finaliza Cecilia Motta.

Presidente da Undime/MS e secretário municipal de Educação de Chapadão do Sul, Guerino Perius mencionou sobre o foco na essencialidade do programa Mentalidades Matemáticas, “são várias ações que estão chegando em nosso município, em regime de colaboração, projetos são discutidos, elaborados e estes novos desafios enriquece a rede, pois faz com que possamos tomar novas ações, atitudes com olhar, carinho e foco, sempre pensando no bem estar de nossos estudantes e toda comunidade escolar”.

A gerente de Implementação do Itaú Social Cláudia Sintoni lembrou a importância da participação da Undime no programa “a educação infantil quem faz são os municípíos e o regime de colaboração acontecendo de verdade e o pensamento coletivo, com os parceiros, estamos falando em apresentar a matemática para educação infantil, a descoberta da matemática que está na dança, no compasso da música, na natureza, no Pantanal, entendemos que será muito importante trabalhar a metodoligia que ajudará esta descoberta”.

A bióloga e educadora Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta, atua na área da educação há mais de 25 anos, “acredito num processo de ensino e aprendizagem que estimule também o lado humano de professores e estudantes, nós enquanto instituto Sidarta trabalhamos com intuito de promover educação de qualidade, quando nos deparamos anos atrás com dados da aprendizagem de Matemática e os obstáculos do contexto educacional brasileiro, a partir de então pesquisamos mundialmente quais eram os estudos mais avançados e introduzimos ‘Mentalidades Matemáticas’, que hoje se inicia em Mato Grosso do Sul”.

Secretário adjunto de Estado de Educação, Edio Castro relatou a importância da participação das CREs nas ações da Fabeb “foi pedido do secretário Helio que todas as regionais estivessem presentes, pois as 11 CREs são os braços da SED espalhados em todo estado, levando para as bases, todas escolas da rede pública de Mato Grosso do Sul a implantação do projeto educacional”.

“Outro recado foi do governador Eduardo Riedel, para os parceiros que estão chegando aqui, somos terceiro estado com maior geração de emprego com carteira assinada do país, é o terceiro mais seguro, em 2024 60% de nossas escolas da REE estarão ofertando ensino em tempo integral e estatá presente nos 79 municípios, a meta do governo é que a criança não é de rede estadual ou municipal, ela é do estado de Mato Grosso do Sul e é dado todo cuidado e carinho que merece”.

Mentalidades Matemáticas

O lançamento contou com a palestra que teve como tema: Uma nova abordagem para o letramento matemático na Educação Infantil, proferida pelo professor norte-americano Jack Dieckmann, PhD e diretor de pesquisa do Centro de Estudos Youcubed, da Universidade de Stanford (EUA).

“Trata-se de uma abordagem de ensino e aprendizagem de matemática. Primeiro, pensamos em como se dá a formação da mentalidade da criança com base nas pesquisas sobre o desenvolvimento do cérebro e suas formas de aprendizagem. Por fim, trabalhamos com o que descobrimos em nossas pesquisas sobre as melhores práticas”, relata Jack Dieckmann.

De acordo com o último levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), mais de 68% dos estudantes brasileiros têm conhecimento em matemática abaixo do básico. Isso coloca o país entre os dez piores, num grupo de 80 nações avaliadas. A metodologia Mentalidades Matemáticas foi desenvolvida num centro de pesquisas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, pela professora Jo Boaler.

Esse novo jeito de ensinar matemática é baseado em estudos da neurociência, e o grande diferencial está justamente em tornar a matéria menos abstrata, trazendo exercícios visuais e exemplos práticos. No Mentalidades Matemáticas, as crianças são incentivadas a chegar aos resultados por conta própria, em vez de serem apresentadas a equações e fórmulas genéricas.

A ideia do Instituto Sidarta, em parceria com Itaú Social, é ampliar cada vez mais o acesso de estudantes e professores à metodologia. Por isso, todos os estudos, artigos e seminários do Mentalidades Matemáticas são disponibilizados gratuitamente na plataforma on-line YouCubed.

Adersino Junior, SED

Fotos: Thaís Davis e Ricardo Agra